Home Notícias Diálogo dos Saberes
Diálogo dos Saberes

Confira a programação preparada pelo projeto Diálogo dos Saberes para o mês de setembro

O projeto Diálogo de Saberes trata em primeira instância da valorização da cultura popular tradicional, trazendo para o espaço escolar o saber popular e a inclusão de diferentes formas de ver e entender o mundo.

Através do contato direto entre representantes de diversas manifestações tradicionais e de diferentes culturas com a comunidade escolar, pretende-se gerar, de forma lúdica, encontros periódicos, dos quais espera-se a interatividade da qual resultará o estabelecimento de uma dupla via de troca de saberes e, como consequência provável, a ampliação da visão de mundo e estabelecimento de empatia, contribuindo assim para o respeito à diversidade sociocultural. Também pretendemos incentivar o desenvolvimento humano através da expressão artística através de oficinas de canto e dança coletivas.

As interações entre os saberes tradicionais e a comunidade escolar se dará ao longo do ano e através de estratégias diversas. É um projeto que será construído coletivamente à medida que abarca as visões e interações de seus participantes (atores das comunidades tradicionais e da comunidade escolar). Num primeiro momento, serão realizadas apresentações culturais e rodas de conversa com grupos de cultura tradicional do município (Catira, Caiapós, Folia de Reis, Congada, Viola caipira, dentre outros).

Este projeto é uma ação resposta a alguns eixos de interesse institucional, principalmente os eixos de melhoria da qualidade de vida, de promoção de arte, cultura e cidadania no espaço escolar e a valorização da diversidade cultural e da educação inclusiva.

Confira a programação de atividades do mês de setembro.

Programação do mês de setembro

Publicado em 12/09/2018, às 17:16.