Publicado: Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 16h43 | Última atualização em Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 17h50 | Acessos: 1614

Projeto de extensão do IFSULDEMINAS apoia organizações do 3º setor em Poços de Caldas e região

coonecta 0Iniciado em outubro de 2019, o Coonecta é um dos projetos de extensão do Instituto Federal Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Campus Poços de Caldas. Tem como proposta a criação e manutenção de um núcleo de apoio ao terceiro setor (Organizações da Sociedade Civil, como ONG’s, associações e afins), em Poços de Caldas e região, fomentando parcerias, doações e o voluntariado. A iniciativa, que já promoveu ações expressivas, conta com o envolvimento da escola A Guarda Chuvada Startup Felp e da PUC Minas. A coordenação é do Prof. Dr. Sérgio Pedini, do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.

Implantado como uma das primeiras ações, o site do Coonecta reúne as informações e os projetos das organizações atendidas, buscando facilitar o contato tanto de quem quer ajudar, como de quem precisa ser ajudado. No portal, já se cadastraram diversas Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) de Poços de Caldas, que atuam em frentes variadas, como as responsáveis por abrigos, as que ajudam animais de rua, ou as que desenvolvem ações educativas, esportivas e culturais com crianças e adolescentes. No site, as pessoas interessadas em ajudar podem encontrar informações sobre as OSC’s cadastradas, como os endereços, vídeos institucionais, horários de funcionamento, número de pessoas atendidas, oportunidades de trabalho voluntário, ações desenvolvidas, telefones, e-mails e redes sociais, além de informações bancárias para possíveis envios de doações.

“Valendo-se de pesquisas desenvolvidas, foi observada a ausência de núcleos de suporte às organizações da sociedade civil. E, perante tal cenário, surge a necessidade de fundação da Coonecta, provinda de um projeto de extensão do Instituto Federal. A proposta é fortalecer a ponte entre quem precisa de ajuda (organizações) e quem tem o poder de ajudar (empresas, governos e sociedade). Em outras palavras, procuramos ajudar aqueles que já fazem o bem para várias pessoas”, explicou o coordenador do projeto, o professor do IFSULDEMINAS, Dr. Sérgio Pedini. O Prof. Pedini destacou ainda o importante trabalho que as OSC’s desenvolvem junto à comunidade: “a atuação do terceiro setor gera uma sociedade civil ativa e participativa, que busca o interesse público e proporciona melhores serviços à comunidade”.

Algumas OSC’s que já aderiram!

A seguir, confira algumas Organizações da Sociedade Civil, que já estão cadastradas junto ao portal do Projeto Coonecta.

oscs projeto coonecta

Dia de Doar

De 20 a 22 de novembro de 2020, o Projeto Coonecta, do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, promoveu lives solidárias em prol da campanha Dia de Doar Poços de Caldas, campanha voltada à arrecadação de recursos para organizações não governamentais (ONGs) da região, que enfrentam dificuldades no período da pandemia de COVID-19. As lives, que foram transmitidas através do canal do Coonecta no YouTube, trouxeram apresentações da Companhia PACE - Danças e Artes (@ciapace); DJ Luana Madeira (@_luanamadeira_), DJ Thiago Sayeg (@sayegdj) e DJ Lucas (@vinyldubmusic); e da Banda Minduim (@minduim_oficial). A seguir, confira a apresentação da Banda Minduim (clique na imagem para assistir):

Captura live ok

Fotos do Dia de Doar!

Confira alguns registros dos bastidores da apresentação da Banda Minduim, durante o Dia de Doar Poços de Caldas.

Natal Sem Fome

O Projeto Coonecta também esteve envolvido na Campanha Natal Sem Fome, que no final de 2020, arrecadou e doou mais de oito mil quilos de alimentos não-perecíveis para 16 instituições assistenciais de Poços de Caldas. Ao todo na cidade, foram doadas 764 cestas, que proporcionaram um Natal com mais dignidade para muitas famílias. A iniciativa, que foi fruto de uma parceria do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas com a ONG Ação da Cidadania do Sul de Minas Gerais, também contou com o envolvimento de empresas e estabelecimentos do município.

WhatsApp Image 2020 12 22 at 14.49.47
O Lar dos Velhinhos de Poços de Caldas foi uma das instituições que receberam as cestas do Natal Sem Fome.

Portal e Redes Sociais

No portal e redes sociais do Coonecta, saiba mais e acompanhe todas as ações do projeto. Curta, siga e compartilhe essa importante iniciativa!

Confira alguns conteúdos e ações já postados pelas redes sociais do Projeto Coonecta:

Em caso de dúvidas sobre o Coonecta, entre em contato com a equipe o projeto:

ASCOM - Poços de Caldas
20/01/2021