Ensino

facebooktwitter_2youtube

Home Notícias II IF de Portas Abertas
II IF de Portas Abertas

II IF de Portas Abertas


2ª Poços Tec e Mostra de Profissões


Cartaz de divulgacao IF Portas Abertas

Classificação dos trabalhos em cada categoria

Geral

Vídeo

Voto do público


Sobre

Com o objetivo de promover a integração entre o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas e comunidade e apresentar as atividades desenvolvidas no campus relacionadas ao Ensino, Pesquisa Extensão, será realizado no dia 17 de outubro a segunda edição do IF de Portas Abertas. Neste dia ocorrerão dois eventos simultâneos: a 2ª Poços Tec e a Mostra de Profissões. O evento é gratuito e aberto à participação de quaisquer interessados: comunidade, alunos e servidores do Campus Poços de Caldas, bem como alunos da rede pública e privada de ensino de Poços de Caldas e Região. 

Na Feira de Ciências, intitulada Poços Tec os alunos dos cursos integrados ao ensino médio terão a oportunidade de apresentar os trabalhos produzidos ao longo do semestre nas áres de tecnologia, ciência, artes e cultura, além de proporcionar o compartilhamento de ideias e experiências entre estudantes e comunidade em geral.

Mostra de Profissões trata-se de visita guiada às dependências do Campus. 


Agende sua visita

Com Andrea Martins pelo telefone: (35) 3697-4950 ou Heliese Pereira: (35) 3697-4974, ou pelo e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .br


Cadastro de servidores voluntários

Os servidores (professores e técnicos administrativos) interessados em trabalhar no evento, podem se inscrever no link.


 Submissões 

Os professores poderão inscrever os trabalhos, com no mínimo três e no máximo sete alunos, os quais podem compor grupos mistos, (com alunos da Informática e da Eletrotécnica), da mesma turma ou de anos diferentes. Cada trabalho deverá ter um professor como orientador, podendo ainda ter um segundo professor como co-orientador. Não há limite no número de grupos que um mesmo professor pode orientar.

Os projetos a serem inscritos podem estar em diferentes fases de desenvolvimento, não sendo necessário que estejam totalmente concluídos no momento da submissão ou apresentação no dia da feira.

* Cada estudante pode inscrever/participar de apenas UM projeto.

* A submissão do projeto é gratuita e deverá ser realizada pelo orientador do projeto até 12 de Outubro de 2018, às 23 horas e 59 minutos.

* A submissão deverá ser realizada exclusivamente em formato eletrônico através do site: Link

* Template do modelo de relatório


 Apresentação

A apresentação do projeto durante a feira deverá ser realizada pelos próprios estudantes. Quando o projeto for realizado em grupo, recomenda-se que todos os estudantes autores estejam presentes para apresentar o projeto, mas caso isto não seja possível, a presença de pelo menos um (1) dos estudantes, garantirá a participação do projeto na feira. O projeto não poderá ser apresentado por pessoas que não sejam os estudantes. Orientador e/ou coorientador não poderão apresentar o projeto.


 Avaliação

Os trabalhos serão avaliados baseado numa visão geral das atividades desenvolvidas, seu comprometimento; organização e apresentação geral do trabalho; exploração, interesse e relevância do tema. Todos os alunos participantes terão uma nota dada pelo orientador do projeto, de zero a um ponto, a qual será repassada para todos os docentes e pontuada em cada disciplina do quarto bimestre.

A avaliação dos trabalhos no dia do evento é feita pela Comissão de Avaliação, cujos membros são escolhidos pela Comissão Organizadora. A Comissão de Avaliação julgará os trabalhos apresentados segundo os seguintes critérios:

Criatividade (20 pontos): O projeto demonstra inovação e criatividade com relação à: solução do problema, análise, interpretação dos dados e informações levantadas; utilização de recursos e equipamentos; criação ou desenvolvimento de protótipo.

Aplicação do Método Científico ou Engenharia (10 pontos): O projeto segue o método científico ou de engenharia para a solução do problema. O problema é apresentado de forma clara; o projeto possui um objetivo claro; foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o tema; foram feitos testes ou experimentos; foi realizado levantamento de dados a partir do experimento ou protótipo; as conclusões foram obtidas com um único ou com múltiplos testes; as conclusões são relacionadas com outras áreas do conhecimento; solução apresenta uma melhora com relação à solução existente.

Profundidade (10 pontos): O resultado apresentado compreende o objetivo de pesquisa definido inicialmente; a abordagem é compatível com o nível de ensino do estudante; o grupo utilizou diferentes fontes de pesquisa para conseguir as informações referentes ao tema; o grupo consegue relacionar o tema estudado com outras áreas do conhecimento.

Habilidade (20 pontos): O estudante adquiriu novas habilidades durante o desenvolvimento do projeto; o estudante adquiriu capacidade técnica adequada para a utilização de equipamentos, técnicas de laboratório, sistemas computacionais, etc; o estudante recebeu o suporte de pais, professores e outros especialistas; esse suporte foi suficiente e adequado para o trabalho; o estudante aprendeu alguma metodologia ou técnica para o desenvolvimento do projeto

Apresentação oral (20 pontos): O estudante é capaz de apresentar de maneira clara os objetivos, procedimentos e conclusões; diferencia compreensão real de informação decorada; a apresentação é bem organizada e coerente; o projeto foi desenvolvido totalmente pelo estudante; o estudante mostra uma atitude coerente com o ambiente.

Análise do relatório (20 Pontos): O grupo apresentou o relatório solicitado pela organização da feira; qual a qualidade dos documentos apresentados; serão analisados os seguintes documentos: relatório o material apresentado reflete o conhecimento do aluno.


Premiação

Com base nas avaliações realizadas pela Comissão de Avaliação, os organizadores da feira, em parceria com as possíveis empresas patrocinadoras da região distribuirão os seguintes prêmios:

  • Primeiro, segundo e terceiro lugar geral

  • Prêmio Escolha do Público: trabalho escolhido pelo público online, (maior número de visualizações).

  • Prêmio Escolha do Público: trabalho escolhido pelo público visitante no dia da feira, (maior número de votos).

Os ganhadores receberão medalhas e/ou prêmios, além de certificados.


Metodologia

O projeto desenvolvido deve seguir a Metodologia Científica ou a Metodologia de Engenharia, com rigor científico.

Atualizado em 11/10/2018.

Publicado em 04/10/2018, às 10:44.