Home Notícias Sustentabilidade
Sustentabilidade

Campus Poços recebe Selo Solar, um reconhecimento à geração de energia limpa e renovável

A instalação de paineis fotovoltaicos renderam a certificação

01-010O IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas recebeu no dia 27 de julho, o “Selo Solar”, pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina, Instituto Ideal. A certificação foi concedida como reconhecimento à geração de energia limpa e renovável, a qual foi possível devido a implantação de um sistema de geração de energia através de paineis fotovoltaicos, o que contribui para a preservação do meio ambiente.

O campus conta, desde janeiro de 2017, um sistema fotovoltaico que detém cinco inversores, distribuídos no prédio pedagógico e um sistema localizado no hall de entrada, que além da economia, funciona como alternativa minimizadora de agressão ao meio ambiente. A energia produzida é disponibilizada na rede, fazendo com que a utilização do que é fornecido pela DME seja diminuída. O sistema foi comprado em parceria com a Reitoria do IFSULDEMINAS e custou R$ 467.438,56.

Bruno Eduardo Carmelito, professor e coordenador do projeto IFSolares no Campus Poços de Caldas relaciona as ações executadas desde a aprovação do projeto: “recentemente criamos a Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE), que coordena as ações de eficiência energética. A primeira ação a ser colocada em prática foi a substituição de lâmpadas fluorescentes por LED em todo o campus”.

Cursos na área - A geração distribuída através dessa tecnologia fotovoltaica vem apresentando um crescimento exponencial em números de instalações. Com isso, o mercado apresenta uma carência de profissionais com qualificação adequada para se fazer a instalação e manutenção de sistemas de energia fotovoltaica. Perante esta realidade, o Campus Poços de Caldas oferta desde julho o curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, o qual prepara profissionais capacitados para instalação dos sistemas fotovoltaicos com o melhor aproveitamento da conversão da irradiação solar em energia elétrica, respeitando o meio ambiente.

Outras iniciativas sustentáveis - O Projeto IFSolares é um exemplo de projeto sustentável, mas o Campus Poços tem outras iniciativas de sucesso na área ambiental, como é o caso da Coleta Seletiva que separa e armazena adequadamente os resíduos; coleta de óleo vegetal residencial e a captação de água da chuva, por meio de três caixas d'água com capacidade para armazenar cerca de 16 mil litros.

Leia também, “Instituto Federal do Sul de Minas recebe Selo Solar”.

Texto: ASCOM Poços de Caldas
Fale conosco: 3697-4974