Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 10 de Março de 2021, 20h32 | Última atualização em Terça, 23 de Março de 2021, 16h17 | Acessos: 599

Divulgado o resultado final da seleção de alunos para o Projeto de Residência Pedagógica (BIO)

O IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas divulgou o resultado final da seleção de alunos para o Projeto de Residência Pedagógica (Ciências Biológicas):

Publicado em 23/03/2021.


Divulgado o resultado preliminar da seleção de alunos para o Projeto de Residência Pedagógica (BIO)

Conforme cronograma do Edital 06/2021, o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas divulga, nesta quinta-feira, dia 18/03, o resultado preliminar da seleção de alunos para o Projeto de Residência Pedagógica (Ciências Biológicas):

Conforme previsto no edital, os recursos devem ser encaminhados, até o dia 19/03, para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. O resultado final será publicado no dia 22/03/2021, no site do Campus.

Publicado em 18/03/2021.


Divulgada a lista de inscrições homologadas para a seleção de alunos do Projeto de Residência Pedagógica (BIO)

Conforme cronograma do Edital 06/2021, o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas divulga, nesta quarta-feira, dia 17/03, a lista de inscrições homologadas para a seleção de alunos bolsistas e voluntários do Projeto de Residência Pedagógica (Ciências Biológicas):

Publicado em 17/03/2021.


SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS)

O Diretor-Geral do Campus de Poços de Caldas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, no uso de suas atribuições, torna pública a chamada pública para seleção de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas deste Instituto, para participar como residente do Projeto Institucional de Residência Pedagógica. A seleção ocorrerá por meio dos Docentes Orientadores de cada curso de Licenciatura participante do projeto Institucional.

O OBJETO

O objeto do presente edital é selecionar, no âmbito do projeto de Residência Pedagógica do IFSULDEMINAS, licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Campus de Poços de Caldas, para o provimento das duas vagas disponíveis como residentes voluntários. Os demais classificados no edital, que não entrarem nas vagas disponíveis, poderão ser chamados para o Programa, a qualquer momento, caso vagas sejam abertas ao longo de sua execução. O residente poderá ser discente com matrícula ativa e que tenha cursado o mínimo de 50% do curso ou que esteja cursando a partir do 5º período.


DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFSULDEMINAS

O Projeto de Residência Pedagógica do IFSULDEMINAS foi selecionado pelo Edital 1/2020 do Programa de Residência Pedagógica da Capes, que é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

São objetivos do Projeto de Residência Pedagógica do IFSULDEMINAS:

  • Assegurar aos alunos dos cursos de licenciatura do IFSULDEMINAS habilidades e competências que lhes permitam compreender a profissão docente no contexto atual e realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica;
  • Aperfeiçoar a formação dos discentes dos cursos de licenciatura do IFSULDEMINAS, por meio do desenvolvimento de subprojetos que fortaleçam o campo da prática;
  • Conduzir o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente;
  • Promover a utilização da coleta de dados e diagnósticos sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias;
  • Subsidiar a reformulação do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura do IFSULDEMINAS, tendo por base a experiência na residência pedagógica;
  • Fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre o IFSULDEMINAS e as escolas campo, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores;
  • Subsidiar a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura do IFSULDEMINAS às orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica; da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação); da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG);
  • Estimular a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura do IFSULDEMINAS, conduzidas em parceria com as redes públicas de educação básica;
  • Favorecer a articulação entre o Projeto Residência Pedagógica do IFSULDEMINAS, os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de licenciaturas e a Proposta Político-Pedagógica (PPP) das redes de ensino que receberão os licenciandos.

DAS CARACTERÍSTICAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFSULDEMINAS

O projeto institucional de residência pedagógica tem vigência de 18 meses, com carga horária total de 414 horas de atividades, organizadas em 3 módulos de seis meses com carga horária de 138 horas cada módulo. As datas de início e fim dos módulos serão definidas pela Capes e registradas na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível no link: https://eb.capes.gov.br/

Os residentes deverão participar, preferencialmente, dos três módulos do projeto, os quais deverão ser desenvolvidos em níveis crescentes de complexidade. No caso deste edital, restam 12 meses de participação, ou seja, 2 módulos. A carga horária total do projeto institucional deverá ser distribuída ao longo dos meses de vigência do projeto, de maneira que os participantes se comprometam com uma dedicação mensal mínima de 23 horas para melhor aproveitamento das atividades de residência pedagógica.

DAS BOLSAS

Os primeiros classificados neste edital dentro das duas vagas disponíveis serão considerados como VOLUNTÁRIOS na Capes, podendo vir a receber bolsa via projeto Pró-Licenciaturas. Para recebimento da bolsa, os participantes devem atender aos requisitos estabelecidos no item 6 do edital. Os participantes voluntários deverão atender aos requisitos estabelecidos nos itens 6 e 7 e terão prioridade na ocupação das cotas ociosas, na ordem de sua classificação.

DA INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas somente via internet, no período compreendido entre o dia 11 e 16 março de 2021, no endereço eletrônico https://forms.gle/n8Kt5Wyw7Xv4zLsdA

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS

A relação de candidatos inscritos, resultado preliminar e resultado final serão divulgados na página eletrônica https://portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br/ do Campus Poços de Caldas, conforme cronograma. O resultado final será submetido à homologação do Diretor-Geral do Campus Poços de Caldas. O resultado final será classificatório, considerando-se os critérios elencados no item 7 do edital.

DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

A partir da data de divulgação do resultado preliminar, o licenciando terá o prazo de 24 horas, para encaminhar recurso, caso julgue pertinente.
O recurso deverá ser enviado ao Docente Orientador através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. anexando o formulário-Anexo I deste edital, preenchido e assinado, em formato pdf. Não serão aceitos recursos enviados fora do prazo estipulado no cronograma.

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES

Esta notícia é apenas um resumo do Edital 06/2021. Para mais informações sobre este processo seletivo, leia o edital na íntegra. Em caso de dúvidas, mande e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO EDITAL

Atividades Prazos Local
Lançamento do edital 11/03/2021

Página institucional:

https://portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br/

Período de inscrição 11/03/2021 até 16/03/2021 link do formulário: https://forms.gle/n8Kt5Wyw7Xv4zLsdA
Divulgação dos inscritos 17/03/2021

Página institucional:

https://portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br/

Resultado preliminar da seleção 18/03/2021

Página institucional:

https://portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br/

Prazo recursal

18/03/2021 até as 18h do dia 19/03/2021 (horário oficial de

Brasília)

Enviar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Resultado final da seleção 22/03/2021

Página institucional:

https://portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br/

Início das atividades do projeto a partir de 01/04/2021

Será informado o início pelo

Docente Orientador.

post Residencia Pedagógica

Publicado em 10/03/2021.

registrado em:
Fim do conteúdo da página