Home Notícias Participação em congresso
Participação em congresso

Estudantes de Engenharia de Computação participam do XXII Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação

No dia 21 de setembro, estudantes do curso de Engenharia da Computação, representaram o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas no XXII Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP), realizado no Instituto de Ciências Matemática e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), na cidade de São Carlos – SP. O objetivo da visita ao congresso foi apresentar aos alunos diferentes linguagens de programação funcionais utilizadas atualmente no mercado bem como apresentar também o conceito de escalabilidade de aplicação web e mobile de larga escala da empresa Nubank.

O Simpósio é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) visando o estudo de linguagens de programação tanto do ponto de vista prático como teórico, bem como visa criar um fórum para pesquisadores, estudantes e profissionais para apresentarem e discutirem princípios e inovações no projeto, definição, análise, processamento e implementação de linguagens de programação.

Na ocasião, os estudantes assistiram a palestra “Escalando de 0 a milhões com programação funcional: um relato de experiência da indústria”, apresentada pelo professor Rafael de França Ferreira. O palestrante contou como a Nubank, maior startup de fintech da America Latina, construiu uma equipe de mais de 150 engenheiros trabalhando com programação funcional no dia a dia, como estruturou seus serviços em uma época em que havia pouca literatura sobre design no paradigma funcional, além de falar de quais características de linguagem de programação tiraram mais vantagem.

Foto03 Foto04

Texto: ASCOM Poços de Caldas