Publicado: Terça, 06 de Abril de 2021, 19h17 | Última atualização em Quinta, 15 de Abril de 2021, 20h47 | Acessos: 1488

Em cerimônia on-line, IFSULDEMINAS inicia atividades da turma 2021 do Mestrado ProfEPT

Ao todo, 24 mestrandos começam nova etapa em suas vidas acadêmicas

O IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas realizou, na manhã dessa segunda-feira, dia 05/04, a abertura da aula inaugural da turma 2021 do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O evento virtual contou com a participação do reitor do IFSULDEMINAS, Prof. Marcelo Bregagnoli; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, Profa. Sindynara Ferreira; do diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Thiago Caproni; do diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus, Prof. Mateus dos Santos; do coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus, Prof. Rafael Coelho Neves; da coordenadora acadêmica local do ProfEPT, Profa. Lorena Boechat; e da Profa. Nathalia Freitas.

2
Dirigentes e coordenadores do IFSULDEMINAS deram as boas-vindas aos novos mestrandos do ProfEPT.

A abertura oficial foi transmitida ao vivo pelo canal do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas no YouTube, sendo prestigiada pelos alunos e professores do mestrado e pela comunidade em geral. Em sua fala, o reitor do IFSULDEMINAS, prof. Marcelo Bregagnoli deu as boas-vindas aos novos mestrandos, destacando a importância do ProfEPT: “importante curso, que leva a bandeira, realmente, da Rede Federal e demostra o quanto que nós podemos fazer a diferença para a sociedade. A partir desse momento, vocês, novos mestrandos, se credenciam para levar consigo um brasão, o brasão do Instituto Federal. Um brasão que significa qualidade, neste curso que é o maior curso de mestrado do país, por ser uma ação em rede, desenvolvida por toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”. No período da tarde, através do Google Meet, os alunos do ProfEPT reuniram-se com os docentes do curso.

Assista à cerimônia de abertura!

Aula inaugural

Logo após a cerimônia de abertura, o Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica promoveu a aula inaugural conjunta das turmas de mestrado do IFSC, IFPI, CEFET- MG e IFSULDEMINAS. O evento on-line reuniu a participação de coordenadores do ProfEPT e falas de reitores e dirigentes das instituições envolvidas, com destaque para a palestra da Profa. Dra. Marise Nogueira Ramos, que abordou as bases conceituais e o contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na atualidade. A transmissão ao vivo ocorreu via canal do IFSC - Região Oeste no YouTube. Assista à gravação (clique aqui ou na imagem a seguir)!

5
A Profa. Marise Ramos falou sobre as bases conceituais e o contexto da Educação Profissional e Tecnológica.

Confira alguns momentos da aula inaugural!

O ProfEPT

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), responsável pela oferta do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, é desenvolvido em rede nacional por 40 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A coordenação nacional do Programa é do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). No último processo seletivo de novos mestrandos, foram preenchidas 913 vagas em todo o país.

No IFSULDEMINAS, o mestrado é ofertado no Campus Poços de Caldas. No último processo seletivo, o Campus Poços disponibilizou o total de 24 vagas, sendo 12 vagas para ampla concorrência e outras 12 para servidores da Rede Federal. O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica tem como objetivo proporcionar uma formação que habilite os egressos a desenvolverem atividades de pesquisa e ensino, voltadas para a educação profissional e tecnológica em espaços formais e não formais. O curso também busca capacitar os alunos para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam contribuir para a melhoria do ensino. Para mais informações, clique aqui.

ASCOM - Poços de Caldas.
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial