Home Notícias Participação em congresso
Participação em congresso

Estudantes do Campus Poços apresentam trabalhos no 1º CEIC realizado pelo CEFET-MG

Estudantes dos cursos Técnico em Eletrotécnica integrado ao ensino médio e Engenharia da Computação do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas participaram, entre os dias 17 e 21 de setembro, do 1° Congresso de Extensão e Iniciação Científica (CEIC) e da 3° Semana da Engenharia Elétrica (SeEN), realizados no CEFET-MG em Nepomuceno.

Na ocasião, os estudantes apresentaram os resultados das pesquisas desenvolvidas no campus. O projeto “ELETRO +: manutenção de redes elétricas de utilidade pública” implementado pelas alunas Laura Mourão Moura, Renata Ferraz Morais e Yasmim Margarida Moreira do Técnico em Eletrotécnica, foi um dos selecionados para apresentação oral, tem como orientador o professor Guilherme Rosse Ramalho, e visa a aplicação de conhecimentos e práticas em instalações elétricas prediais nas instituições de ensino públicas da cidade de Poços de Caldas.

As congressistas expuseram os resultados de prospecção de demanda, projeto e instalação de dispositivos elétricos realizados na Escola Estadual Francisco Escobar e Casa Lar. A exposição contemplou outros três projetos elétricos realizados na Escola Estadual Davi Campista e Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com Laura, o congresso agregou conhecimentos não só relacionados à área de eletrotécnica como também de outras áreas, além disso tivemos a oportunidade de divulgar o projeto e aprimorar a oratória. “O evento foi bastante tranquilo. Senti um frio na barriga inicialmente, mas depois que apresentei a primeira vez fiquei mais confiante. Como estreante em evento científico posso dizer que adquiri uma boa experiência, com certeza os próximos serão mais fáceis de lidar”, destacou Pablo Borges do 6° período da Engenharia de Computação.

A participação dos nossos alunos em eventos científicos é relevante para divulgação das ações realizadas pelo IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, comentou Guilherme. “Torna claro à sociedade os benefícios de uma escola técnica e em contrapartida estas disponibilizam um ambiente real para os discentes terem, além dos conceitos teóricos e práticos em instalações elétricas, perspectivas de administração de empresas e prestação de serviços de cunho social”, complementou o professor.

Confira os trabalhos apresentados em formato de pôster:

• Sistemas Gerenciador de Energia, autor: Pablo Borges Martins, orientador: Yull Heilordt Henao Roa;

• Rastreador Solar para Sistema de Concentração por Reflexão para Armazenamento de Energia Elétrica, autores: José Francisco Moreira; Felipe Borges Silva; orientador: Rafael Felipe Coelho Neves;

• Eficiência Energética: estudo de caso IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, autora: Giovana Tagliaglena Verola Moreira; orientador: Bruno Eduardo Carmelito.

WhatsApp Image 2018-10-17 at 12.05.01 PMimagem 1

ASCOM - Poços de Caldas