Publicado: Terça, 20 de Abril de 2021, 20h45 | Última atualização em Sexta, 23 de Abril de 2021, 13h49 | Acessos: 714

Programa de Auxílio Estudantil é tema de reunião on-line com discentes do Campus Poços

Mais de 90 alunos participaram do encontro promovido pela equipe da CPAE

No último dia 29 de março, a Equipe de Atendimento aos alunos Assistidos pelo Programa de Auxílio Estudantil (PAE), do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, promoveu um encontro virtual com os alunos assistidos pelo programa. A reunião teve como objetivos: trazer uma reflexão acerca da Política de Assistência Estudantil e sobre as conquistas dela advindas; orientar os assistidos sobre a leitura atenta de termos de compromissos e do cumprimento de suas cláusulas; e esclarecer como se dão os procedimentos de execução dos pagamentos. O encontro teve ainda o intuito de divulgar aos assistidos as ações do IFSULDEMINAS voltadas para a inclusão digital e garantia da segurança alimentar dos discentes; solicitar a todos que respondam às pesquisas realizadas pelo setor, para favorecer melhorias constantes no atendimento; e disponibilizar a equipe como canal de escuta e apoio.

pae1
Durante o encontro virtual, os estudantes tiraram suas dúvidas sobre o Programa de Auxílio Estudantil.

A Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica e de Assistência Estudantil (CPAE), Profa. Karin Verônica Freitas Grillo, apresentou a equipe de servidores que atuam no programa: Fábio Geraldo de Ávila, Rafael Martins Neves, Rosangela Frederico da Fonseca e Simone Borges Machado. O servidor Rafael Martins Neves realizou uma contextualização histórica a respeito das políticas de assistência estudantil no país, mostrando como são fundamentais no processo de democratização das universidades e institutos federais, ao contribuírem na garantia de permanência, êxito e qualidade. Destacou também a Política de Assistência Estudantil do IFSULDEMINAS. Em relação às ações emergenciais adotadas durante o período de pandemia, explanou sobre as políticas de inclusão digital e garantia da segurança alimentar dos discentes, como o Auxílio Inclusão Digital (Edital 11/2021), o empréstimo de equipamentos e a distribuição de marmitas e alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os estudantes presentes foram orientados pelo assistente social, Fábio Ávila, acerca das responsabilidades para com o Programa Auxílio Estudantil, referentes ao compromisso que os discentes firmaram ao serem incluídos no programa. Em atenção aos questionamentos dos alunos sobre atraso no pagamento de auxílios, o assistente social mencionou que os pagamentos estão atrelados à disponibilidade e liberação orçamentária, além de outros atrasos que podem advir do próprio processo de concessão e renovação dos auxílios, em virtude da demanda de trabalho que podem decorrer dos processos. Os alunos foram informados ainda sobre as providências que são tomadas devido a eventuais atrasos nos pagamentos de auxílios, como ocorreu com o pagamento do auxílio estudantil aos inscritos no Edital 163/2020 (edital destinado à revisão de auxílios).

Ao final da reunião on-line, abriu-se um espaço para que os alunos tirassem suas dúvidas. A equipe respondeu as questões dos discentes e encerrou a reunião. “O encontro foi um sucesso, pois alcançamos nosso objetivo com a participação de 92 discentes, os quais foram bastante participativos em suas perguntas e dúvidas”, afirmou o assistente social, Fábio Ávila.

Confira alguns momentos da reunião!

Clique nas imagens para ampliá-las.

Dúvidas e informações

Em caso de dúvidas referentes ao Programa de Auxílio Estudantil, a equipe da CPAE estará à disposição para saná-las, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto e imagens: Equipe da CPAE.
Publicado em 20/04/2021.