Home Notícias Treinamento
Treinamento

Estudantes do curso de Gestão Ambiental recebem treinamentos do Corpo de Bombeiros

Nos meses de setembro e outubro de 2018, os alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas receberam treinamentos teóricos e práticos de profissionais do Corpo de Bombeiros da 1ª Cia Ind. BM Poços de Caldas.

O primeiro treinamento ocorreu no 04 de setembro, com os alunos do quarto período, dentro das atividades da disciplina de Saúde e Segurança Ocupacional, ministrada pela professora e engenheira ambiental, Marielle Rezende de Andrade. O tema abordado foi relativo a primeiros socorros, com conteúdo teórico e prático. Os alunos aprenderam na prática a realizar procedimentos de reanimação cardio pulmonar (RCP), como proceder em casos de engasgamento, identificação de sinais vitais, posturas, formas seguras de prestar os primeiros socorros, dentre outros assuntos.

treinamento-bombeiros-primeiros-socorros (10)

"Foi uma ótima oportunidade de aprendizado, muito interesse! Gostei bastante" comentou o discente Leonardo Reche Vieira.

Já no dia 16 de outubro, o assunto apresentado foi controle de incêndios. Nesta ocasião, além dos alunos do quarto período também participaram os alunos do sexto período. Aproveitando a ocasião propícia de recarga dos extintores do campus, os alunos puderam aprender na prática a acionar um extintor, combatendo o fogo real, além de esclarecer diversos pontos que a maioria tinha dúvidas quanto a este assunto.

treinamento-incendio (15)

"Eu sempre tive bastante receio com botijão de gás, com medo de explosões, mas hoje conseguimos entender melhor os riscos, bem como proceder em casos de vazamentos", disse a aluna Gisele Elias Muniz.

Agradecemos imensamente toda a equipe da 1ª Cia Ind. BM Poços de Caldas, em especial os Sds. Edgar Rocha e Gitahy, que ministraram o treinamento de Primeiros Socorros e o Sgt. Pedro e Sd. Gleiber que realizaram a intervenção teórica e prática de Controle de Incêndios, além de toda a atenção e eficiência da equipe em geral, comandada pelo Major Edirlei Viana da Silva e Capitão Ronaldo Rosa de Lima.

Gratidão também aos servidores do setor de infraestrutura do Campus Poços de Caldas, em especial o senhor Marcos Luis da Silva, sempre muito disposto a ajudar e fator essencial à realização deste treinamento.

"Esta iniciativa surgiu a partir da necessidade de práticas relacionadas à Saúde e Segurança e o Corpo de Bombeiros se mostrou muito disposto e solícito em realizar estas capacitações. Com certeza foi uma oportunidade ímpar de aprendizado e vivência adquirida pelos alunos", destacou a professora e articuladora destas ações, Marielle.

Confira algumas fotos!

treinamento-bombeiros-primeiros-socorros (3) treinamento-bombeiros-primeiros-socorros (13)

treinamento-incendio (5) treinamento-incendio (9)

treinamento-incendio (15) treinamento-incendio (23)

Assista ao vídeo de combate ao fogo real.

Texto e fotos: Marielle Rezende
ASCOM - Poços de Caldas