Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 19h22 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2019, 17h50 | Acessos: 3451

Com exposição, oficina e entrega de canecas, Campus realiza semana de conscientização contra o uso de descartáveis

Tendo em vista a missão do IFSULDEMINAS em contribuir com o desenvolvimento sustentável, entre os dias 07 e 12 de agosto, o Campus Poços de Caldas realizou uma semana de conscientização contra o uso de itens descartáveis no IF. As atividades envolveram a distribuição de canecas reutilizáveis a todos os alunos e servidores do Campus, exposição sobre a quantidade de lixo descartável gerada em um dia no IF e oficina de cinema, meio ambiente e direitos humanos.

IMG 5144

Para banir os copos descartáveis, todos os alunos e servidores do Campus ganharam canecas reutilizáveis.

No dia 12 de agosto entrou em vigor no Campus Poços uma portaria expedida pela direção-geral, proibindo o restaurante e os eventos internos de utilizarem e fornecerem à comunidade escolar copos, canudos e mexedores de plástico. As canecas reutilizáveis, que foram distribuídas aos alunos e servidores, estão sendo utilizadas em substituição a esses itens descartáveis. Na página do Campus no Facebook, também foram realizadas postagens diárias e informativas de apoio à campanha de conscientização. As atividades da semana foram de iniciativa da Comissão de Coleta Seletiva Solidária, do projeto "Calendário Social", da direção-geral do Campus, com o apoio do Instituto Fernando Bonillo.

A oficina de cinema, que foi um oferecimento da prefeitura municipal e da secretaria de Cultura de Poços de Caldas, foi realizada em duas edições (nos dias 07, 08, 21 e 22 de agosto). Durante a capacitação, os estudantes do Campus interessados pelas questões ambientais e humanas tiveram a oportunidade de entrar em contato com noções de roteiro, linguagem fílmica, escrita criativa, fotografia e análise fílmica sobre a questão ambiental e os direitos humanos. A cineasta Magda Pinto, que é formada pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro (Rio de Janeiro/RJ), fotógrafa e doutora em Educação e Ecologia Humana pela Universidade de Brasília (UnB), foi quem ministrou a oficina. O primeiro grupo de oficineiros realizou a produção de pequenos vídeos sobre as atividades da semana de conscientização contra o uso de descartáveis. No dia 22, os participantes da segunda edição da oficina realizaram uma visita à Cooperativa de Coleta e Reciclagem de Óleo e Gorduras Residuais de Poços de Caldas (Coopergore), onde puderam conhecer e filmar o trabalho em prol do meio ambiente desenvolvido pelas cooperadas.

Para o estudante de Engenharia de Computação do Campus Poços de Caldas, Gabriel Azevedo, a semana de conscientização contra o uso de descartáveis foi muito válida. Ele disse que ficou bem satisfeito ao ganhar sua caneca e que irá utilizá-la sempre, em substituição aos copos de plástico. “Eu achei uma iniciativa muito bem pensada porque o descarte de copos plásticos é uma coisa que a gente mal vê. É uma coisa que vai juntando, a gente não observa, mas que causa um impacto muito grande no meio ambiente. E a gente não sabe quanto de impacto isso gera todos os dias. Então, uma iniciativa dessa mostra pra gente a quantidade de copos que a gente acumula e descarta todos os dias. É uma forma de gerar um impacto nas pessoas para mudar de atitude”, afirmou. O aluno Luís, do curso de Tecnologia em Gestão Comercial, também aprovou a iniciativa: “a gente já tem visto faz um tempo bastantes notícias sobre a questão do meio ambiente, a Terra já está se esgotando… Então é um meio de conscientizar, de voltar cada vez mais os olhos. De tempos em tempos, tem que ter esse tipo de evento porque as pessoas esquecem que os recursos da Terra acabam e que a gente tem que saber cuidar para a gente poder ter um futuro saudável para todo mundo”.

Confira as fotos das ações!