Publicado: Segunda, 08 de Março de 2021, 14h10 | Última atualização em Segunda, 15 de Março de 2021, 13h22 | Acessos: 1327

Professoras, pesquisadoras e estudantes podem participar do Núcleo 500 Mulheres Cientistas de Poços de Caldas

Pesquisadoras do IFSULDEMINAS e de outras instituições da cidade integram articulação local

Pesquisadoras da UNIFAL, do IFSULDEMINAS, PUC Minas, UNIFAE e demais instituições de ensino de Poços de Caldas oficializaram a criação do Núcleo 500 Mulheres Cientistas na cidade de Poços de Caldas em fevereiro de 2021. Coordenado pela Profa. Renata Piacentini Rodriguez, o Núcleo 500 Mulheres Cientistas de Poços de Caldas é um braço regional da organização internacional 500 Women Scientists, nascida nos Estados Unidos em 2016. A organização busca promover mudanças efetivas por meio da ação de grupos locais, com o objetivo de construir raízes profundas nessas comunidades a partir de fortes relações interpessoais. Como missão, o 500 Women Scientists empodera mulheres a crescerem na ciência em todo seu potencial, aumentando a alfabetização científica através do engajamento público e defesa da ciência e da equidade.

500 mulheres 800x445
O Núcleo 500 Mulheres Cientistas de Poços de Caldas já conta com mais de 20 mulheres cientistas.

Atualmente, a organização internacional está distribuída em mais de 100 países, possui mais de 3.000 membras e, no Brasil, conta com mais de 60 Núcleos regionais espalhados por todo o território. Os princípios da organização estão pautados na ótica Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão e devem ser seguidos por todos os núcleos e pelas suas membras. Do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, fazem parte atualmente do núcleo 500 Mulheres Cientistas as professoras: Jane Piton Serra Sanches, Luciana de Abreu Nascimento, Nathalia Luiz de Freitas, Melina Mara de Souza e Lerice de Castro Garzoni. De acordo com a profa. Jane, "é muito importante nossa participação nesse núcleo, pois a ideia é reconhecer, fortalecer e incentivar o trabalho das mulheres cientistas de Poços de Caldas. É uma participação muito importante também para nosso Campus Poços de Caldas, no sentido de incentivar as alunas a se envolverem no desenvolvimento da ciência e na busca pela igualdade de gênero. Assim, toda professora, pesquisadora, e estudante, com atividades ligadas à ciência, podem integrar o Núcleo".

Como participar?

Professoras, pesquisadoras, estudantes e qualquer membra da sociedade, cujas atividades estejam ligadas à ciência, estão convidadas a participar do Núcleo. A ideia é que sejam membras do município, promovendo ações para a própria cidade, por isso a importância de ser regional. As reuniões das 500 Mulheres Cientistas de Poços de Caldas são mensais e têm como foco o desenvolvimento de projetos e ações que promovam maior igualdade de gênero na ciência, incentivo das meninas para que atuem nas áreas científicas, divulgação científica e proposição de mudanças nos processos de contratação de pesquisadoras e seleção de estudantes para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, contemplando aspectos inerentes à carreira da mulher, como o período de licença-maternidade.

O Núcleo de Poços de Caldas possui hoje mais de 20 membras que atuam efetivamente na consolidação dos princípios da organização e na proposição de projetos direcionados à promoção da diversidade de gênero nos espaços acadêmicos e de pesquisa. E, para fortalecer as ações do Núcleo junto à sociedade civil, o Núcleo possui duas membras que compõem o Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Poços de Caldas. Caso você tenha interesse em se tornar parte do 500 Mulheres Cientistas de Poços de Caldas, escreva para para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Destaque na mídia!

Clique na imagem a seguir e assista à entrevista que a EPTV fez com a coordenadora do Núcleo.

mulheres cientistas eptv

Texto: Profa. Renata Piacentini Rodriguez - UNIFAL.
500 Mulheres Cientistas de Poços de Caldas.
08/03/2021.