Publicado: Quarta, 07 de Abril de 2021, 20h20 | Última atualização em Quinta, 15 de Abril de 2021, 20h48 | Acessos: 671

Veteranos dos cursos técnicos integrados realizam atividades de integração e recepção aos calouros

WhatsApp Image 2021 04 07 at 11.45.54Nessa terça-feira, dia 06 de abril, os veteranos dos cursos técnicos em Administração, Eletrotécnica/Eletroeletrônica e Informática integrados ao Ensino Médio organizaram uma atividade de recepção aos calouros desses cursos. A atividade ocorreu de forma totalmente remota, de maneira adaptada às limitações impostas pela pandemia. Participaram mais de 100 estudantes, dentre veteranos, calouros e servidores que ajudaram na organização, todos conectados à plataforma Discord.

Durante o evento virtual, todos tiveram a oportunidade de interagir por meio de salas de bate-papo, com músicas escolhidas em tempo real pelos próprios participantes, além de jogos diversos em plataformas específicas, como o Gartic, League of Legends e Among Us. O momento também contou com jogos realizados pelos estudantes, como Passa ou Repassa e Qual é a Música, além de Karaokê virtual e uma sala de bate-papo livre no final do dia.

Além desse evento no dia 06/04, os veteranos também produziram uma playlist colaborativa no YouTube e no Spotfy, gravaram um vídeo de boas-vindas, criaram um grupo no WhatsApp e também um servidor no Discord para o evento, que continuará ativo para a integração de todos. Com o vídeo de boas-vindas postado no grupo de WhatsApp, os veteranos deixaram a seguinte mensagem aos calouros: "calouros, fizemos isso com todo carinho, esperamos que gostem. E são palavras que confortam, conectando e transmitindo a sensação real. Queremos apenas dizer: estamos aqui por vocês e com vocês! Ninguém veio preparado, porém queremos conquistar o sucesso com todos. E não se esqueçam: abracem as oportunidades! Esperamos que se sintam acolhidos como se estivéssemos juntos".

Assista ao vídeo!

Assista ao vídeo de boas-vindas que os veteranos dos cursos integrados fizeram para os alunos ingressantes.

O que disseram os participantes? Confira alguns depoimentos!

“Eu gostei muito desse evento de boas-vindas aos calouros. Me senti muito acolhida por todos, amei poder conhecer um pouquinho cada um e participar de tantas dinâmicas e jogos diferentes. Acredito que esses eventos são importantes para que tenha interação entre os alunos, principalmente por ser tão difícil fazer amizade pelas aulas remotas. Me senti muito feliz por ter participado, descobri pessoas novas e pude me sentir mais perto do IF”. Eduarda Casseano Queiroz, caloura do 1º ano do curso Técnico em Eletroeletrônica Integrado ao Ensino Médio.

“O evento foi realizado na plataforma do Discord com o propósito de unir os calouros para que eles se sentissem acolhidos nessa nova etapa da vida, o Ensino Médio. Foram realizadas diversas atividades de interação, como o canal de baladinha e o Karaokê, sem contar com os jogos on-line, como League of Legends e Among us, que ajudaram a conhecer muitas pessoas. O evento foi ótimo, tendo a interação de vários calouros nas atividades, finalizando com uma incrível reunião onde nós, veteranos, tivemos a oportunidade de contar vivências dentro do Campus e ajudá-los com dúvidas sobre as aulas”. Raquel Barbosa, veterana do 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

“Desde o primeiro momento, os estudantes se mostraram muito animados e envolvidos com a atividade. Apresentaram várias ideias e conduziram todo o evento com muito carinho e competência, sempre dispostos a ajudar a todos com suas dificuldades de acesso, mostrando que a distância imposta pelo regime remoto não é suficiente para afastá-los, mas sim uma nova motivação para buscarem cada vez mais se unir e fazer com que todos os ingressantes se sintam bem-vindos e acolhidos”. Bruno Ferreira Alves, professor e coordenador de esportes e lazer.

Veja alguns momentos das atividades de integração!

Imagens e texto: Alunos veteranos dos cursos integrados & Prof. Bruno Alves.
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
07/04/2021