facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Dia do Idoso
Dia do Idoso

 Campus Poços de Caldas promove atividades recreativas e culturais para idosos

Cerca de 70 idosos do Asilo São Vicente de Paulo, Espaço Bem Viver e do CIADI participaram do evento

O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, por meio do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Comissão de Saúde e Qualidade de Vida e o projeto Oficina de Atividades Lúdicas para Idosos, proporcionou um dia com diversas atividades para aproximadamente 70 idosos moradores do Asilo São Vicente de Paulo, Espaço Bem Viver e que frequentam o Centro Integrado de Atendimento Diurno ao Idoso (CIADI). A festa aconteceu no campus, no dia 08 de outubro em comemoração ao Dia Nacional do Idoso celebrado em 1º de outubro. As servidoras Elenice Carlos, Josirene Barbosa e Lorena Temponi organizaram e conduziram as atividades.

Além de comemorar o Dia do Idoso, o evento teve o objetivo de proporcionar o contato de nossos alunos e servidores com pessoas que frequentam ou vivem em instituições de longa permanência, conhecer a realidade destas pessoas, ouvir suas histórias, refletir sobre a situação dos idosos em nossa cidade e na sociedade de forma geral, aprender um pouco mais sobre o processo de envelhecimento.

De acordo com a psicóloga Josirene, a ideia foi abrir as portas do IF para a comunidade, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, e promover ações inclusivas, com atividades integrativas, formativas, culturais e artísticas. “Foi um momento muito especial, no qual nossos alunos puderam trocar experiências com uma geração diferente da sua. Toda a comunidade escolar foi envolvida. A ideia é que possamos realizar mais eventos como este, que possam de fato trabalhar a inclusão de grupos historicamente excluídos, possibilitando uma formação crítica e humana aos nossos estudantes”, comentou Josirene.

IMG_9032-001

 

As atividades

As comemorações iniciaram pela manhã, com a palestra “O processo de envelhecer”. Thainá Moreira Passos conduziu um bate papo com os participantes sobre as modificações naturais ocorridas no processo de envelhecimento.

IMG_8913-001

A programação se estendeu por todo o dia e no período da tarde contou com um animado bingo no refeitório do campus. Neste momento, os alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio auxiliaram os idosos na marcação das cartelas e simultaneamente tiveram a oportunidade de ouvir suas histórias e trocar experiências. Para a estudante Vitória Ferreira Lopes eventos como este é uma opção para os idosos saírem dos asilos. “Vindo para o IF os idosos puderam vivenciar outras experiências, conhecer um novo lugar e ter momentos de lazer”, disse a aluna. Já Pablo Maximilian divertiu muito os idosos durante o bingo e enfatizou que o importante é ser feliz. “A velhice não pode ser impedimento para a alegria, disposição e vontade de viver, é primordial que aproveitem as oportunidades que a vida oferece”. “A participação dos alunos promoveu o encontro entre gerações que, ao meu ver, contribui para a formação humanista e cidadã dos nossos alunos”, destacou a professora Elenice, coordenadora do projeto Oficina de Atividades Lúdicas para Idosos.

IMG_8934-001

Em seguida os idosos foram conduzidos para o auditório, onde assistiram a esquete “Viajando na imaginação”, apresentada pelo grupo teatral do Campus Poços de Caldas, Teatro IFoco, formado por servidores, alunos e membros da comunidade externa. Os idosos foram presenteados com flores e cantaram com os atores a canção “É preciso saber viver”. Logo depois, os alunos declamaram poesias sobre a velhice escritas pelos colegas.

IMG_9026-001

Para encerrar as atividades, o professor Fernando Sobrinho, idealizador do projeto “Dom Maior, em conjunto com os alunos realizaram uma saudosa apresentação musical. Os idosos cantaram, vibraram e se emocionaram com canções como Nos bailes da vida, Além do horizonte e Trem das Onze.

IMG_9039-001

Durante o evento os servidores e estudantes puderam conferir a exposição de fotos e textos do projeto “Memórias de uma vida”.

Ao final do dia, os idosos estavam nitidamente exaustos, porém muito felizes e gratos pelo dia maravilhoso que vivenciaram com nossos servidores e alunos. Durval Ferreira de Almeida, um dos idosos participantes, sente a falta de atividades culturais para idosos em Poços, “gostei de tudo, mas o teatro tocou meu coração, as entidades precisam nos oferecer mais entretenimento e paralelamente valorizar a cultura”. Na apresentação musical, Elza Pires da Costa era uma das mais empolgadas, em companhia com as amigas cantou todas as canções. Segundo a idosa: “música é vida e alegria”. “Passar o dia no Instituto nos tirou da rotina, adoramos os adolescentes que nos trataram com muito carinho e respeito. Espero voltar sempre”, complementou D. Elza.

A psicóloga do Espaço Bem Viver e CIADI, Zileides Soares Camargos, destacou a relevância do evento no sentido de promover a intergeracionalidade entre as pessoas idosas e as pessoas mais jovens. “Com essa interação os jovens podem vislumbrar o futuro que vão chegar, estamos em município com mais de 22.000 idosos, com 22 centenários, a longevidade em Poços é um ponto bem importante”. Diante deste fato, Zileides enfatizou a necessidade de trabalhar em parceria com instituições de ensino a conscientização do envelhecimento.

Dia do Idoso

No 1º dia do mês de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc. No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro.

Assista a trechos da apresentação do Grupo de Teatro IFoco

Idosos cantam a canção Trem das Onze com professor e alunos do projeto Dom Maior. Assista!

 

 

 

 

ASCOM - Poços de Caldas
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Fale conosco: 3697-4974
03/01/2019