Coffee Connect

Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2024, 09h56 | Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2024, 13h54 | Acessos: 47

Evento no IFSULDEMINAS debate as tendências para a cadeia produtiva do café.

vlcsnap 2024 07 03 09h24m12s830Na última quinta-feira (27/06), o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas recebeu a segunda etapa do Coffee Connect, evento que reuniu diversos agentes da cadeia produtiva do café para discutir as tendências do mercado, com foco na agregação de valor ao grão, e a sustentabilidade da cafeicultura brasileira.

Durante o evento, o diretor-geral do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves, saudou e deu as boas-vindas a todos os participantes. Rafael aproveitou a oportunidade para falar sobre a Cidade da Inovação, em fase de instalação no IF e que será um polo tecnológico com mais de 54.000 m² dedicados à construção do conhecimento. O gestor destacou também a parceria com a Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica, que terá seu escritório e laboratório dentro da Cidade da Inovação. Agradeceu o envolvimento do Sebrae e dos servidores do IFSULDEMINAS que buscaram o apoio e os cerca de R$ 1,6 milhão de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para o projeto de impulsionamento dos cafés da Região Vulcânica. Rafael comentou ainda sobre a proximidade da concessão de Indicação Geográfica para a Região Vulcânica. “Isso, com certeza, vai fazer com a gente tenha um valor ainda maior no produto dos associados da Região Vulcânica”, finalizou.

Na ocasião, a Gerente de Cafés Especiais do Grupo 3corações, Patrícia Carvalho, anunciou que o Grupo 3corações irá lançar mais um café da Região Vulcânica. “Estou aqui com a promessa de lançar um novo café da Região Vulcânica para valorizar cada vez mais esse trabalho incrível e de tanto privilégio, nesse terroir tão especial e único. Então, produtoras e cafeicultores entrem em contato comigo! A parceria só vai crescer!”, frisou Patrícia. O Grupo 3corações já mantém uma parceria de muitos anos com a Região Vulcânica através do Café Santa Clara Gourmet 100% Arábica Região Vulcânica e por meio das produtoras da Região participantes do Projeto Florada, que visa reconhecer o trabalho de mulheres cafeicultoras de todo o Brasil.

No Coffee Connect no IFSULDEMINAS, foram abordadas as seguintes temáticas: como agregar valor ao café; demandas de sustentabilidade; mercado para o café especial no Brasil; estratégia de comunicação com o setor; tendências do mercado de café. Entre os palestrantes convidados, estiveram a jornalista e produtora rural Luisa Nogueira; Patrícia Carvalho (Grupo 3Corações); Silvia Pizzol (Conselho de Exportadores de Café - CeCafé); Prof. Flávio Borém (Universidade Federal de Lavras); e Ricardo Schneider (Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais - CCCMG). O evento contou ainda com uma degustação comentada de cafés especiais.

No painel interativo, a diretora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Cecafé, Silvia Pizzol, contribuiu com as discussões, expondo os pontos fortes sustentáveis da cafeicultura nacional e como esses atributos são uma vantagem competitiva diante das regras de comércio que emanam da União Europeia, como o Regulamento da UE para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR, em inglês). Silvia abordou também as regras futuras (Diretiva em Devida Diligência em Sustentabilidade Corporativa – CS3D e o Regulamento que proíbe a comercialização no mercado comum europeu de mercadorias produzidas com uso de trabalho forçado), que serão implementadas a partir de 2027.

vlcsnap 2024 07 03 09h26m51s607Em sua explanação, Ricardo Schneider, presidente do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG), um dos idealizadores do Coffee Connect, abordou o cenário do mercado considerando os impactos do EUDR e os problemas logísticos para comercialização de café, enquanto a líder de Projetos Especiais do Grupo 3Corações, Patrícia Carvalho, compartilhou informações sobre o segmento de cafés especiais no Brasil, o comportamento do consumidor e as estratégias da empresa.

O professor e pesquisador da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Flávio Borém, explanou sobre tecnologias e processos essenciais para a pós-colheita do café, nos cenários desafiadores decorrentes dos impactos das mudanças climáticas. Luisa Nogueira, jornalista e produtora de cafés especiais, discutiu como tornar o café brasileiro protagonista.

O Coffee Connect tem o intuito de reunir todos os participantes da cadeia do café, de produtores a corretores, comerciantes, profissionais de logística e exportadores para networking e troca de conhecimentos. Ao longo deste ano, estão previstas outras duas etapas, culminando em um grande encontro, agendado para o dia 28 de novembro. Para mais informações, acompanhe o perfil do Coffee Connect no Instagram: https://www.instagram.com/coffeeconnectbrasil

Confira algumas fotos do Coffee Connect no IFSULDEMINAS!

Texto com informações do CeCafé.

Publicado em 02/07/2024.