Visita do FNDE

Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2024, 21h39 | Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2024, 12h25 | Acessos: 224

IFSULDEMINAS participa de ação do FNDE em prol do aprimoramento da alimentação escolar na Rede Federal

IMG 7023Aprimorar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Esse foi o objetivo da visita de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos campi do IFSULDEMINAS. No Campus Poços de Caldas, a visita das integrantes do FNDE ocorreu no dia 19 de junho. Estiveram presentes a Coordenadora de Gestão Orçamentária e Financeira da Alimentação Escolar (COEFA) do FNDE, Luciana Mendonça Gottschall; e a Consultora de Execução Orçamentária e Financeira, Nayara Janini Vieira. Da reitoria do IFSULDEMINAS, também vieram o Pró-reitor de Ensino, Luiz Carlos Dias Rocha; a Diretora de Assuntos Estudantis, Aloísia Rodrigues Hirata; e o Coordenador do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) do IFSULDEMINAS, Prof. Rogério Robs. Os visitantes foram recepcionados no Campus Poços de Caldas pelo Diretor-geral, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves; pela Diretora de Administração e Planejamento, Marlene Silva; pela Coordenadora de Extensão, Cissa Gabriela; e pelos coordenadores do PNAE no Campus Poços de Caldas, os servidores Edson Junior e Bruna Pezzan.

Durante a visita aos campi do IFSULDEMINAS, as representantes do FNDE puderam conhecer melhor a realidade da execução do PNAE, entender os desafios e pensar coletivamente estratégias para o aprimoramento do programa. Também coletaram e levaram informações importantes para a gestão central do PNAE, no FNDE, para tomadas de decisão que facilitem e promovam a oferta da alimentação escolar na Rede Federal.

O FNDE e o CECANE do IFSULDEMINAS elaboraram um questionário para ser respondido pelos gestores dos campi. Os dados obtidos pelas respostas foram complementados com as informações levantadas durante as visitas e reuniões com os gestores do IF. O questionário aplicado no IFSULDEMINAS é um projeto-piloto. Depois de testar o questionário por aqui, a meta do FNDE agora é aplicá-lo virtualmente em todos os Institutos Federais do país.

“O FNDE esteve fazendo uma visita no nosso Campus para poder falar de reestruturação e fortalecimento da alimentação escolar”, disse o Diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves. “O IFSULDEMINAS está sendo um projeto-piloto pra gente tentar conhecer a alimentação escolar na Rede Federal e propor melhorias”, comentou a Coordenadora de Gestão Orçamentária e Financeira da Alimentação Escolar do FNDE, Luciana Gottschall. “Foi uma alegria para nós recebermos o FNDE. Esse fortalecimento da alimentação na nossa instituição é algo já esperado, algo que a gente vem buscando há muito tempo. Afinal de contas, não dá para estudar com a barriga vazia”, finalizou o Pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, Luiz Carlos Dias Rocha.

Assista ao vídeo!