Mãos que falam

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2024, 18h28 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 17h00 | Acessos: 184

IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas dá início a curso FIC de Libras na Saúde

IMG 4461Promover a inclusão social e um melhor atendimento aos pacientes surdos e contribuir para a capacitação dos profissionais da Saúde. Este é o objetivo do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) intitulado "Mãos que falam: eliminando barreiras para a comunicação através da Libras na Saúde”, que começou a ser ofertado pelo IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, no último dia 29 de agosto. O curso gratuito conta com 37 alunos, que são profissionais, estudantes e formados da área da Saúde. Os instrutores são os intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Campus Poços de Caldas, Lucinéia de Souza Oliveira e Antthony Morais Canuto.

Com 60h de carga horária total, o curso acontece nas quintas-feiras, das 18h às 22h, presencialmente no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Os alunos foram selecionados por meio de edital e o pré-requisito foi o vínculo com a área da Saúde. Entre os matriculados, estão agentes de saúde, enfermeiros, médicos, dentista, e recepcionista de unidade de saúde. “Desde a primeira aula, estamos surpresos com o interesse e dedicação dos alunos. Estamos muito felizes pela abrangência nos setores da Saúde e por poder participar deste momento de formação dos profissionais que desejam fazer a diferença na vida do paciente surdo, proporcionando a eles um atendimento acessível, com uma comunicação clara, sem barreiras e humanizada”, explicou a instrutora Lucinéia.

Durante a capacitação, por meio da associação da teoria com a prática, os estudantes desenvolvem habilidades básicas para se comunicarem em Libras com os pacientes surdos, buscando sempre um atendimento mais adequado e eficaz e uma melhora na qualidade de vida das pessoas surdas. “Um fator essencial para esse atendimento é a comunicação, porém dificilmente ela acontece, visto que os profissionais, em sua maioria, não conhecem a Libras e se torna um desafio fazer o atendimento adequado sem a ajuda de um intérprete ou de alguém da família”, comentou Lucinéia. A intérprete de Libras do Campus destaca que sempre teve o desejo de proporcionar um curso de Libras para profissionais da Saúde, pois, ao acompanhar pacientes surdos em consultas médicas, pôde perceber que esses pacientes ficavam constrangidos de falar sobre sua saúde e possivelmente omitiam algumas queixas, por vergonha ou medo de julgamentos.

Este é o primeiro curso de Libras ofertado pelo IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas para estudantes e profissionais da Saúde. A médica Kayane Carvalho, que atua no posto de saúde do Jardim Kennedy I e como preceptora dos residentes da PUC Minas em Poços de Caldas, é uma das alunas. "Sentimos muita necessidade de aprender Libras na nossa prática, pois frequentemente enfrentamos dificuldades de comunicação com pacientes surdos, o que limita o acesso à saúde", afirmou. Segundo Kayane, o curso, voltado para a área da Saúde, já mudou a percepção dos profissionais envolvidos. "A comunicação é fundamental para garantir um atendimento de qualidade, e o curso está sendo muito dinâmico, o que facilita o aprendizado", mencionou.

O dentista e implantodontista Rafael Henrique Lázaro também está participando do curso. Ele destaca a importância do aprendizado para a sua profissão, especialmente pela dificuldade anterior em atender pacientes surdos. "A comunidade surda aqui na cidade é maior do que parece. Eu tinha dificuldade em atendê-los. A comunicação ficava prejudicada", disse. Para ele, a capacitação ofertada pelo IFSULDEMINAS tem sido inovadora e empolgante. "Estamos aprendendo cumprimentos e palavras essenciais para nossa área, como infecção e inflamação. Isso já faz diferença no atendimento", concluiu.

Confira algumas fotos do curso de Libras na Saúde!