Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > Bacias hidrográficas

Bacias hidrográficas

Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2024, 16h42 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 17h00 | Acessos: 172

Igam e AGEVAP assinam contrato para projetos de melhoria das bacias hidrográficas mineiras

Escritório da AGEVAP será instalado na Cidade da Inovação do IFSULDEMINAS

IMG 4636O Governo de Minas, por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), assinou, nessa quarta-feira (11/09), contrato de gestão com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) para que a organização exerça as funções de Agência de Bacia Hidrográfica dos afluentes mineiros do Rio Grande. A cerimônia de assinatura foi realizada no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, que terá um escritório para a AGEVAP dentro da sua Cidade da Inovação.

O contrato entre Igam e AGEVAP tem duração de 10 anos e prevê um investimento anual de R$ 20 milhões nas bacias mineiras afluentes do Rio Grande. A partir do compromisso firmado, a AGEVAP está habilitada para iniciar os trabalhos de gestão, execução e monitoramento de projetos e programas de melhoria qualiquantitativa dos recursos hídricos e ambientais em todo o território da bacia. Os recursos podem ser direcionados para diversas ações estratégicas, como a implementação de projetos de recuperação de áreas degradadas, o tratamento de efluentes, a conservação de nascentes e matas ciliares, além do monitoramento da qualidade da água.

A AGEVAP irá atuar nas Bacias Hidrográficas dos rios Alto Rio Grande (GD1), Vertentes do Rio Grande (GD2), Entorno do Reservatório de Furnas (GD3), Rio Verde (GD4), Rio Sapucaí (GD5), Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo (GD6), Afluentes Mineiros do Médio Rio Grande (GD7) e Afluentes do Baixo Rio Grande (GD8). O Programa de Trabalho do contrato compreende um conjunto de metas a serem alcançadas. Os resultados serão avaliados por meio de indicadores de desempenho da aplicação dos recursos da arrecadação com a cobrança pelo uso dos recursos hídricos.

AGEVAP na Cidade da Inovação do IFSULDEMINAS

IMG 4671A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) terá seu escritório instalado dentro da Cidade da Inovação do Sul de Minas, no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Com a vinda da AGEVAP para o IF, a Associação poderá envolver os servidores, alunos e comunidade para o desenvolvimento de projetos em prol das bacias hidrográficas mineiras. “Estamos à disposição para desenvolver projetos em conjunto, para aprender e construir soluções para a nossa sociedade que possam fazer com que tenhamos cada vez mais um bem-estar e uma água cada vez de maior qualidade na casa de todo mundo. Que esse evento possa ser apenas o início de uma história maravilhosa aqui do Instituto Federal, do Igam e da AGEVAP”, destacou o diretor-geral do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves. “É importante a gente estar com essa parceria na captação de projetos. Como servidores públicos, temos que servir à sociedade. Juntamente com o Igam e a AGEVAP, conseguiremos direcionar os nossos esforços de pesquisa, extensão e de ensino para a solução desses problemas reais do dia a dia”, mencionou o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, Prof. Carlos Henrique Rodrigues Reinato.

20240911 152618Para o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, a parceria com o IFSULDEMINAS trará inúmeros benefícios para todos. “Estar aqui no Instituto Federal do Sul de Minas, nessa parceria entre a AGEVAP e o Instituto, é muito bom. É importante a gente ter a academia próxima da gestão de recursos hídricos. Primeiro, que a gente vai ter ali pesquisas e inovação que são desenvolvidas dentro dessas instituições com o olhar da gestão de recursos hídricos nos problemas que nós vivemos nas nossas bacias. E, por outro lado, nós conseguimos também fazer uma capacitação, uma extensão com os alunos dessas instituições, para que eles já saiam para o mercado de trabalho com o olhar, com a preocupação da gestão de recursos hídricos e venham a ser profissionais que vão atuar nessa difícil tarefa, que é a gestão das águas no Estado de Minas Gerais”, frisou. Para o diretor presidente da AGEVAP, André Luis de Paula Marques, a vinda da AGEVAP para a Cidade da Inovação propiciará a formação de uma escola de projetos. “Eu acho que são muitas forças juntas, conspirando para que dê tudo certo na Bacia do Rio Grande”, concluiu.

Após o evento de assinatura do contrato de gestão, os representantes do Igam e da AGEVAP foram guiados até a Cidade da Inovação, onde será implantado o escritório da AGEVAP. Durante a visita à Cidade da Inovação, puderam conhecer as instalações do estúdio de gravação para EaD, espaço de coworking, Espaço Maker, além do laboratório da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica.

Confira as fotos!

Texto: Ascom/Sisema e