Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2024, 18h26 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2024, 15h50 | Acessos: 99

IFSULDEMINAS estuda parcerias com instituições de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos

IMG 4770Na última sexta-feira (13/09), representantes do IFSULDEMINAS e de instituições de gestão de resíduos sólidos urbanos do município estiveram reunidos no Campus Poços de Caldas para uma conversa sobre as possibilidades de parcerias ambientais. A reunião contou com a presença de integrantes dos projetos Ação Reciclar (Israel), Conexão SA (Toninho), Recicla Vidas (Elizabete) e da Cooperativa de Trabalho Regional Sul de Reciclagem e Preservação de Poços de Caldas - Coopersul Reciclagem (Sandra). Pelo IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, participaram o diretor-geral, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves, e os professores Sérgio Pedini e Sabrina Sousa.

A reunião teve como objetivo ouvir as demandas das cooperativas e propor a implantação de um espaço dentro do IFSULDEMINAS para o desenvolvimento de projetos em parceria com essas intuições, fomentando o ensino, a pesquisa e a extensão direcionados ao gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, em especial, os recicláveis. O próximo passo será a elaboração de projetos para angariar fundos para a montagem de um laboratório para o desenvolvimento dessas ações que envolverão a educação ambiental para a coleta seletiva, a economia solidária, a economia circular, e a ressignificação de materiais.

Em outubro, haverá nova reunião para a apresentação do projeto inicial feito pelo IF juntamente com as instituições. A Profa. Sabrina explica que, desde o ano passado, o IFSULDEMINAS já vem se aproximando dessas instituições por meio do projeto de extensão “Cooperar para Reciclar”, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. E, neste ano, além desse projeto, os alunos do Bacharelado em Administração também iniciaram ações de extensão direcionadas a essas cooperativas de materias recicláveis. “A reunião foi positiva, porque ela teve como principal resultado esse vislumbre de parcerias maiores entre as instituições. Já é algo bastante positivo a gente ter um espaço para isso dentro do Campus ou até mesmo só o vislumbre dessa possibilidade de parceria, de ter talvez uma sede para a Rede Sul e Sudoeste de Minas de Catadores”, concluiu.

Depois da reunião, os representantes das instituições puderam visitar as instalações iniciais da Cidade da Inovação do Sul de Minas, que é o parque tecnológico inaugurado recentemente pelo Instituto Federal. Durante a visita à Cidade da Inovação, puderam conhecer as salas do estúdio de gravação para EaD, espaço de coworking, Espaço Maker, além do laboratório da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica.

Confira algumas fotos!