Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > Valorização da vida
Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2024, 14h55 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2024, 16h04 | Acessos: 140

IFSULDEMINAS participa de evento de valorização da vida e saúde mental na Escola Vitalina Rossi

O IFSULDEMINAS marcou presença no evento "Saúde e Educação Andam de Mãos Dadas", realizado na Escola Municipal Vitalina Rossi como parte da campanha do Setembro Amarelo, que visa à prevenção do suicídio. O evento, ocorrido no dia 18/09, teve como objetivo promover a valorização da vida e a construção de projetos de vida para crianças e adolescentes. Organizado pela Estratégia Saúde da Família (ESF) em parceria com diversas instituições, o encontro contou com atividades voltadas à saúde física, mental e à formação pessoal dos jovens.

1

Entre os destaques da participação do IFSULDEMINAS, esteve a oferta de uma aula experimental de Biodanza, conduzida pelas facilitadoras Katyna Maria Luchiari e Kênia Eliber Vieira. O projeto "Identidade Fortalecida" buscou trabalhar a afetividade e a saúde mental por meio de dinâmicas de interação social. Os participantes também foram convidados a construir uma árvore de post-its, representando a importância da colaboração e do senso de comunidade. O IF ainda esteve representado por um projeto do Laboratório de Criatividade (VOA).

8Além disso, o Instituto Federal, por meio de sua Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese), divulgou seus cursos técnicos integrados ao ensino médio e projetos voltados para o desenvolvimento pessoal e acadêmico de jovens da região. Na companhia de servidores e alunos do Campus, o público pôde conferir dinâmica de Administração, programação de Informática, placas fotovoltaicas, drone, robô e microscópio utilizados nas aulas do IF. A presença do IFSULDEMINAS na escola reforça seu compromisso com a comunidade, promovendo não apenas a educação formal, mas também o bem-estar e o desenvolvimento integral dos estudantes. “Entendo que um dos pontos de importância é o IFSULDEMINAS participar da vida cotidiana da região em que estamos localizados, não estamos à parte, mas sim vivenciamos as alegrias e tristezas destes bairros, nos conectamos com as pessoas que aqui vivem e convivem e podermos, inclusive, ser um ponto de referência e apoio para esta população, especialmente para que adolescentes, jovens e adultos possam vislumbrar a possibilidade de estudarem conosco”, destacou a pedagoga do Campus Poços de Caldas, Berenice Santoro.

A organização do evento foi feita principalmente pela equipe do ESF Esperança 2, articulada pelo psicólogo da equipe multidisciplinar Felipe Miranda e da Escola Vitalina Rossi, contando com a colaboração das ESFs Esperança 1 e 3. O evento teve ainda a participação de diversas entidades, como o CRAS, ABACO, Associação Beneficente Fonte de Vida Nova, CAPS Infantil, Conselho Tutelar, Secretaria de Cultura de Poços de Caldas, PMJ João Monteiro, PMJ Pedro Caiapó, que também contribuíram com oficinas, apresentações e atividades lúdicas, tornando o dia uma experiência rica e diversificada para os alunos da escola.

Confira as fotos da participação do IFSULDEMINAS!