Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > Corredores ecológicos
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2024, 17h58 | Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2024, 20h19 | Acessos: 40

Seminário sobre Corredores Ecológicos destaca avanços em conservação ambiental e recuperação florestal

No dia 28 de outubro de 2024, o auditório do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas foi palco do Seminário sobre Corredores Ecológicos, evento que reuniu especialistas, estudantes, integrantes da Associação Poços Sustentável e comunidade para debater práticas de conservação ambiental na área de influência da Alcoa Poços de Caldas. Com um público expressivo e engajado, o seminário proporcionou reflexões e discussões sobre a importância dos corredores ecológicos e a preservação dos remanescentes florestais da região.

2

O evento iniciou com uma abertura conjunta dos representantes do IFSULDEMINAS e da Alcoa, que destacaram a relevância da parceria entre as instituições para o desenvolvimento de ações sustentáveis e de proteção ambiental. Na sequência, a equipe de pesquisadores apresentou os resultados do projeto “Mapeamento dos remanescentes florestais do entorno da Alcoa Poços de Caldas”, destacando as áreas prioritárias para conservação e as conexões ecológicas vitais para a biodiversidade local.

Após o coffee break, os participantes acompanharam uma exposição sobre o programa de recuperação ambiental da Bourbon Coffees, que compartilhou experiências e técnicas de recomposição florestal aplicadas em suas áreas de atuação. Complementando a programação, a equipe do Campus apresentou os projetos realizados na região de Caldas, trazendo dados e experiências do trabalho de recomposição florestal e seu impacto positivo no ecossistema local.

O seminário encerrou com uma rodada de discussões e encaminhamentos, onde os participantes puderam trocar ideias sobre os desafios e oportunidades para a continuidade dos projetos de conservação ambiental na região. O evento foi considerado um sucesso e uma contribuição significativa para a sensibilização e conscientização ambiental na comunidade. “Essa parceria com o IFSULDEMINAS é muito importante para a Alcoa, pois há a possibilidade de uma formação acadêmica e os resultados desses estudos e projetos contribuem para o direcionamento das ações que tomamos no dia a dia e estão alinhados aos nossos valores e políticas de sustentabilidade”, disse Fernanda Ferrante, gerente de mineração da Alcoa.

Realizados nos últimos meses, os projetos apresentados foram desenvolvidos pelo IFSULDEMINAS em uma área de 196 mil hectares, em Caldas, Andradas, Poços de Caldas e Divinolândia, contando com o envolvimento direto dos professores Sérgio Pedini, Rogério Coli e Amilcar Saporetti, do gestor ambiental e bolsista, Roosevelt Heldt, e de estudantes do Campus. “A ideia desse seminário era justamente abrir para a comunidade para que eles interagissem com os resultados e participassem de outros projetos. Agora é encontrar parceiros, como instiuições, agricultores, representações de agricultores, que tenham interesse de implantar corredores ecológicos. A gente tem uma ferramenta que aponta o caminho com o menor custo e ambientalmente mais correto de implantação desses corredores”, comentou o Prof. Sérgio Pedini, que fez parte da coordenação das atividades pelo Instituto Federal.

Confira as fotos do evento!

Destaque na mídia

O evento foi destaque em reportagem da TV Plan. Confira:

registrado em:
Fim do conteúdo da página