Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > Cooperação no Timor Leste
Início do conteúdo da página

Cooperação no Timor Leste

Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2024, 13h48 | Última atualização em Terça, 10 de Dezembro de 2024, 14h16 | Acessos: 37

Projeto de cooperação técnica internacional leva professor do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas ao Timor Leste

Snapinsta.app 469433130 1330489901692773 5735382458126983874 n 1080O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), selecionou docentes da Rede Federal para integrar o Projeto-Piloto de Formação de Docentes do Programa Produtivo do Ensino Secundário Técnico-Vocacional do Timor Leste.

A iniciativa resulta de um acordo de cooperação técnica entre os governos do Brasil e do Timor Leste, com o objetivo de capacitar professores para o fortalecimento do sistema educacional no país asiático. O projeto, iniciado no segundo semestre de 2024, ocorre presencialmente no Timor Leste.

Representando o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, o professor Sérgio Pedini participa ativamente da ação internacional. Para ele, o Timor Leste é "um país com problemas, mas diverso, criativo e cheio de vontade de crescer. Uma república muito jovem, com um sistema educacional tentando se consolidar, contando com a garra, vontade, determinação e alegria dos docentes da nossa maravilhosa Rede Federal".

A formação docente

A formação integra ações promovidas pelo Conif em colaboração com a Setec/MEC e o Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (INFORDEPE/Timor Leste). Este último é responsável por desenvolver atividades nas áreas de formação profissional para docentes e técnicos administrativos do sistema educacional timorense.

O programa visa capacitar 133 professores do ensino técnico-vocacional nos seguintes eixos: Contabilidade, Comércio, Secretariado, Gestão de Equipamentos Informáticos, Produção Agrária e Construção Civil. Os docentes foram alocados em quatro municípios: Díli, Baucau, Covalima e Ermera.

Essa ação reafirma o compromisso da Rede Federal com a educação e a formação profissional, fortalecendo laços internacionais e contribuindo para o desenvolvimento global.

Confira agumas fotos desta cooperação!

registrado em:
Fim do conteúdo da página