Professora do Campus Poços de Caldas publica artigo sobre ensino de ciências em revista internacional
A professora Luciana de Abreu Nascimento, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, teve recentemente um artigo científico publicado na revista internacional Educación Química (Qualis A1 na área de ensino), com o título:
“Apoyo al hacer científico de estudiantes: análisis de actividades químicas en un software educativo”.
Segundo a docente, o trabalho é fruto de uma parceria com o professor Fernando César Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e deriva de um estudo conduzido por Marcelle Sena, sob orientação de Fernando e com colaboração da professora Luciana. A pesquisa integra uma série de discussões e publicações voltadas ao ensino de ciências como prática social.
🔍 Sobre o artigo
O estudo discute teoricamente a importância de uma abordagem que valorize o ensino de ciências como prática social, promovendo a participação ativa dos estudantes e relacionando ciência e sociedade. Como aplicação prática, o artigo analisa atividades de química construídas por professores na plataforma PhET (Physics Educational Technology), conhecida por oferecer simulações gratuitas e interativas para áreas como ciências da natureza e matemática.
Por meio de uma abordagem qualitativa, os autores utilizaram os domínios do conhecimento científico como ferramenta de análise para avaliar atividades disponíveis em português. Os resultados apontam um predomínio do domínio conceitual, sugerindo que a química ainda é tratada, muitas vezes, como um conjunto estático de conhecimentos.
Como contribuição, o artigo defende que as práticas de ensino devem também incorporar os domínios epistêmico, social e material, incentivando reflexões mais amplas sobre a construção do conhecimento científico em sala de aula.
📄 Acesse o artigo completo:
👉 https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2025.2.88924
Parabéns à professora Luciana pela relevante contribuição para o ensino de ciências e pela publicação em uma revista de alto impacto internacional!
Redes Sociais