Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > I Encontro dos Cursos UAB
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 22 de Julho de 2025, 15h26 | Última atualização em Terça, 22 de Julho de 2025, 15h53 | Acessos: 92

I Encontro dos Cursos UAB do IFSULDEMINAS debate formação docente em tempos de Inteligência Artificial

Cópia de 30 deNo dia 30 de agosto, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas sediará o I Encontro dos Cursos UAB, com o tema “Educar em Tempos de Inteligência Artificial: desafios e possibilidades na formação de professores”.

O evento reunirá estudantes dos cursos ofertados pelo IFSULDEMINAS em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e profissionais da educação básica das redes municipal e estadual. A proposta é promover o diálogo, o compartilhamento de experiências e a reflexão sobre as práticas docentes frente aos novos desafios impostos pela Inteligência Artificial.

Com entrada gratuita, a programação inclui mesa de abertura, debates, minicursos temáticos e um espaço para troca de saberes entre comunidade acadêmica e educadores.

📅 Data: 30 de agosto de 2025
📍 Local: Auditório do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas
Horário: das 8h30 às 16h30
🔗 Inscrição gratuita: Clique aqui para se inscrever

Programação:

8h30 – Credenciamento e café de boas-vindas
9h – Mesa de Abertura
10h – Mesa-redonda: O uso da inteligência artificial na educação: desafios e potencialidades
Participantes:

  • Profa. Dra. Márcia Azevedo Coelho (USP-ESALQ)

  • Profa. Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo (IFG)

  • Profa. Dra. Lívia Carolina Vieira (IFSULDEMINAS)

  • Profa. Ms. Danielle Soares e Silva Bicudo Ferraro (PUC-SP)

12h – Almoço

13h30 às 15h30 – Minicursos temáticos:

  • Ensino de ciências como prática social: possibilidades para a formação e prática docente – Luciana de Abreu Nascimento (IFSULDEMINAS)

  • Inteligência Artificial: conceitos, desafios e aplicações na Educação – Danielle Ferraro (PUC-SP)

  • Inteligência Artificial na Educação: reflexões críticas para uma prática docente responsável – Cláudia Helena dos Santos Araújo (IFG) e Márcia Azevedo Coelho (USP-ESALQ)

  • Leitura como prática: desenvolvendo o habitus leitor no ensino a distância – Beatriz Vieira (IFSULDEMINAS)

  • Neurociência Cognitiva Aplicada à Aprendizagem Linguística – Nathália Luiz de Freitas (IFSULDEMINAS)

  • O papel docente na garantia do direito à leitura e à escrita na atualidade – Rafael Borges (IFSULDEMINAS)

15h30 – Encerramento oficial

Fim do conteúdo da página