Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Notícias em Destaques > Parcerias Institucionais
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 17 de Abril de 2025, 10h00 | Última atualização em Quinta, 17 de Abril de 2025, 16h21 | Acessos: 68

Reitor do IFSULDEMINAS e da UNIFAL se reúnem na Cidade da Inovação para ampliar parcerias institucionais

Na última terça-feira, o reitor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), professor Cleber Ávila Barbosa, e o reitor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), professor Sandro Amadeu Cerveira, estiveram reunidos na Cidade da Inovação, em Poços de Caldas, para fortalecer a parceria entre as instituições e discutir ações estratégicas voltadas à educação, inovação e desenvolvimento regional.

A reunião contou também com a presença do Diretor de Desenvolvimento e Relações Institucionais do IFSULDEMINAS, Luis Adriano Batista; do Diretor-Geral do Campus Poços de Caldas, Rafael Felipe Coelho Neves; do Diretor de Desenvolvimento Educacional, Mateus dos Santos; e do Diretor Gian Paulo Giovanni Freschi, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFAL.

Entre os assuntos debatidos, esteve a possibilidade de oferta integrada de cursos técnicos, na modalidade concomitante, utilizando de forma compartilhada as estruturas físicas da UNIFAL e do IFSULDEMINAS em Poços de Caldas.

Outro ponto importante foi a composição do Conselho Técnico-Científico do Parque Tecnológico do Sul de Minas – Cidade da Inovação, que passa a ser presidido pelo professor Rafael Felipe Coelho Neves, diretor-geral do campus. O conselho será composto por representantes da PUC Minas, da Prefeitura de Poços de Caldas, da UNIFAL e do IFSULDEMINAS, com a missão de deliberar sobre projetos estratégicos e ações conjuntas de interesse das instituições e do Parque Tecnológico.

Também foi apresentada a proposta de criação de cursos técnicos subsequentes e cursos técnicos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esses cursos serão estruturados em módulos de curta duração, com certificações intermediárias, possibilitando que os estudantes obtenham a certificação técnica completa ao final do percurso formativo.

As áreas previstas para essas novas ofertas formativas são:

  • Meio ambiente

  • Mineração

  • Tecnologias aplicadas à sustentabilidade

A reunião reafirma o compromisso das instituições federais com a oferta de educação pública de qualidade, a inovação e o desenvolvimento social, econômico e ambiental do território sul mineiro.

Confira abaixo os registros da reunião:

Fim do conteúdo da página