Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 17 de Abril de 2025, 15h46 | Última atualização em Quinta, 17 de Abril de 2025, 16h05 | Acessos: 69

IFSULDEMINAS avança na implantação de Núcleo de Práticas em Gestão de Recursos Hídricos

Comitiva do IFSULDEMINAS esteve reunida com representantes do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) no prédio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), em Belo Horizonte, para discutir os últimos detalhes da implantação do Núcleo de Práticas em Gestão de Recursos Hídricos no Campus Poços de Caldas.

Participaram do encontro o Diretor-Geral do campus, professor Rafael Felipe Coelho Neves; o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Humberto Duque; o Diretor de Desenvolvimento e Relações Institucionais, Luis Adriano Batista; o Coordenador do Laboratório de Biodiversidade, professor Amilcar Saporetti Junior; e o professor Leonardo Reis, coordenador do NEPZAP/IFSULDEMINAS. A comitiva foi recebida pelo Presidente do IGAM, Marcelo da Fonseca, e pelo Assessor de Programas, Projetos e Pesquisa em Recursos Hídricos, Alexandre Magrineli.

Captura de tela 2025 04 17 153721

O objetivo do encontro foi alinhar os passos finais para a implantação do núcleo, que será voltado à formação prática de alunos da graduação na área de gestão hídrica. A iniciativa surge diante da crescente necessidade de especialização profissional para o enfrentamento dos desafios relacionados à preservação da água, seu uso múltiplo e gerenciamento sustentável.

O Projeto Prática de Gestão de Recursos Hídricos pretende capacitar os discentes quanto aos aspectos técnicos e operacionais da área, favorecendo a formação de profissionais preparados para atuar no setor público e privado. A carência de mão de obra especializada, identificada por diversos estudos nacionais e internacionais, reforça a urgência de iniciativas como essa.

Além de estimular a integração entre a Academia e o órgão gestor, o projeto promove o levantamento de temas para futuras pesquisas, fortalece a curricularização da extensão e amplia o diálogo técnico-científico na área de recursos hídricos.

A ação se soma a outras iniciativas, como a AGGRANDE e o Museu Virtual das Águas Brasileiras, que integram a proposta de implantação do Centro de Pesquisas em Ecohidrologia e Hidroinformática, uma estrutura que poderá se tornar um Centro de Categoria II da UNESCO em gestão dos recursos hídricos no Brasil.

O IFSULDEMINAS segue comprometido com a inovação, a sustentabilidade e a formação de profissionais preparados para atuar nos grandes desafios ambientais da atualidade.

Fim do conteúdo da página