Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 18h50 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 16h09 | Acessos: 5150

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica divulga a bibliografia para processo de seleção de 2020

Já estão disponíveis as bibliografias que embasarão as questões do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) de 2020. O exame versará sobre as bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre metodologias de pesquisa e sobre teorias e práticas de ensino e aprendizagem. O exame seguirá os moldes do último ENA e contará com 50 questões objetivas. A previsão de lançamento do edital é dia 02/12/2019, que contará com mais de 900 vagas para todos os estados brasileiros. O IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas é uma das instituições que ofertam o curso. 

Confira a bibliografia:

1) CIAVATTA, Maria. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303>.

2) DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista.v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 10-19. Disponível em: <http://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1221/709>

3) GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. A dialética na categorização da análise textual discursiva: o movimento recursivo entre palavra e conceito. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.7, n.13, 2019, p. 01-22. Disponível em: <https://ojs.netlink.com.br/index.php/rpq/article/viewFile/227/143>

4) KUENZER, AcaciaZeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Brasília, DF, v. 20, n. 2, p. 13-36, dez. 2016. Disponível em: <https://hdl.handle.net/20.500.12178/100001>

5) LEITE, Priscila de Souza Chisté. Materialismo Histórico-Dialético e suas relações com a pesquisa participante: contribuições para pesquisas em Mestrados Profissionais. Revista Anhanguera, v. 18, n. 1, p. 52–73, 2018. Disponível em: <http://pos.anhanguera.edu.br/wp-content/uploads/2017/03/revista-anhanguera-pesquisa-quali-2018.pdf>.

6) MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

7) MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. Disponível em: <http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/a-educacao-para-alem-do-capital-istvan-meszaros.pdf/view>

8) MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura>

9) PEIXOTO, E. M. DE M. Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história. Filosofia e Educação, v. 5, n. 2, p. 120-165, 15 set. 2013. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635398/3191>

10) RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf>

Mais informações:

Para mais informações sobre o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) ofertado no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, clique aqui.

Publicado em 24/09/2019.

Fim do conteúdo da página