Dia da Pessoa Idosa

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2024, 12h30 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2024, 14h15 | Acessos: 177

IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas celebra Dia da Pessoa Idosa com programação especial

IMG 20241002 142823Em comemoração ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa celebrado em 01/10, o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas realizou, nessa quarta-feira (02/10) na biblioteca do Campus, uma série de atividades especiais, envolvendo uma parceria com o CIADI de Poços de Caldas. A ação contou com a participação de 25 idosos atendidos pelo CIADI e cerca de 60 alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS, sob a coordenação da Profa. Dra. Lorena Boechat.

As atividades incluíram uma bela apresentação da música “My Heart Will Go On”, interpretada pela aluna Julia Capalbo, e uma esquete teatral preparada pelos estudantes do Campus com uma releitura da história da chapeuzinho vermelho. Os discentes divertiram o público com uma mensagem de cuidado e respeito para com os mais velhos. Por fim, os idosos participaram de um bingo com palavras relacionadas ao estatuto do idoso e aos direitos das pessoas idosas, como gratuidade de medicamentos e transporte, direito à saúde, atendimento preferencial, aposentadoria, respeito e direito à convivência. A coordenadora da Unidade Sul do CIADI, Maria Cristina Botelho, destacou a importância desses momentos de interação entre gerações. "Esses encontros são valiosos, pois proporcionam alegria e motivação aos nossos idosos, especialmente pela interação com jovens e adolescentes", afirmou Maria Cristina.

IMG 20241002 143713A celebração no Campus Poços de Caldas reforça o compromisso da instituição com a comunidade e com a valorização da pessoa idosa, promovendo uma troca enriquecedora entre diferentes gerações. A Profa. Lorena Boechat explica que as atividades comemorativas do Dia da Pessoa Idosa no IFSULDEMINAS fizeram parte das disciplinas Projeto de Extensão II e III ministradas por ela para os alunos do curso Técnico em Informática Integrado. A curricularização da extensão no Campus Poços de Caldas já existe há cerca de três anos. “A gente tem feito atividades que promovam a interação e a integração dos adolescentes com crianças e idosos e com a comunidade de modo geral”, salientou Lorena.

A parceria entre o CIADI e o IFSULDEMINAS já ocorre há algum tempo. Dois alunos da Engenharia de Computação ministram semanalmente aulas de informática para os idosos do Centro Dia, ajudando-os a desenvolver habilidades no uso do computador e das redes sociais. O CIADI, que está presente em Poços de Caldas há 14 anos, é o primeiro Centro Dia da região voltado exclusivamente para idosos, oferecendo gratuitamente atividades lúdicas, educação física, fisioterapia, entre outras. Para mais informações, confira o perfil no Instagram: @ciadi_centrodia

Confira as fotos!