Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > Agripoços no IFSULDEMINAS

Agripoços no IFSULDEMINAS

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2024, 16h56 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2024, 17h18 | Acessos: 105

Agripoços passa a fazer parte da Cidade da Inovação do IFSULDEMINAS

WhatsApp Image 2024 10 11 at 10.52.01Na noite de 09/outubro, representantes do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, da cooperativa de agricultura familiar Agripoços e da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica estiveram reunidos para oficializar o convite para a Agripoços fazer parte da Cidade da Inovação do Sul de Minas, que é o parque tecnológico recentemente inaugurado no Instituto Federal. A reunião foi conduzida pelo diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves, e pelo diretor executivo da Região Vulcânica, Ulisses Oliveira, contando com a presença do Prof. Sérgio Pedini, dos diretores da Agripoços, Lucas Souza e Ellen Parolin, e de cerca de 40 produtores cooperados da Agripoços.

Durante a reunião, o Prof. Rafael Neves deu as boas-vindas a todos, falou um pouco sobre a história do IFSULDEMINAS e dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela instituição, como o parque tecnológico “Cidade da Inovação”, que reúne iniciativas em prol do desenvolvimento local e regional. “Nós vamos trabalhar aqui na Cidade da Inovação em parceria com as empresas, com o setor da iniciativa privada, mas principalmente com aquilo que a gente está focando com mais carinho e mais energia neste momento, com as nossas associações. Porque isso vai muito ao encontro do que é o IFSULDEMINAS, de levar esse desenvolvimento para as famílias, para quem tem aquele pequeno, médio negócio, aquele empreendimento, aquela força de vontade de trabalhar, mas precisa de um apoio, precisa de um espaço, precisa de conhecimento”, destacou Rafael.

WhatsApp Image 2024 10 11 at 10.43.54O professor Rafael também comentou sobre as parcerias que serão firmadas entre a Agripoços e os cursos, pesquisadores e estudantes do IFSULDEMINAS, com o intuito de potencializar o trabalho desenvolvido pela cooperativa. A Agripoços é uma cooperativa de agricultura familiar focada na produção de alimentos saudáveis. Fundada em novembro de 2019 por agricultores familiares de Poços de Caldas, Botelhos, Andradas, Caldas, Campestre, Ouro Fino e Ipuiúna, busca ser uma referência para o setor de frutas, legumes e verduras da região. Ao todo, são mais de 70 famílias cooperadas que produzem alimentos de qualidade e de forma sustentável, tais como banana, batata, tomate, feijão, mandioquinha, cenoura, beterraba, alface, cheiro-verde, chuchu, brócolis, feijão, café, milho, vagem, acelga, entre outros.

O IFSULDEMINAS já mantém uma parceria com a Agripoços por meio da aquisição de alimentos da agricultura familiar para o atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Na Cidade da Inovação, a Agripoços, a princípio, dividirá o espaço com a Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica. Mas o projeto do IFSULDEMINAS é buscar recursos para a ampliação do espaço, apoio e melhoria das atividades da cooperativa. A meta do IFSULDEMINAS é repetir com a Agripoços a experiência exitosa que o IF teve com a Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica que, graças aos esforços conjuntos, conquistou mais de R$ 1,5 milhão de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para o projeto de impulsionamento dos cafés da Região Vulcânica.

Confira as fotos da reunião com a Agripoços!