Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > Curricularização da Extensão

Curricularização da Extensão

Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2024, 14h22 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2024, 14h44 | Acessos: 160

Estudantes do IFSULDEMINAS realizam gincanas e brincadeiras com crianças do PMJ João Monteiro

vlcsnap 2024 10 17 14h12m53s664Nos dias 09 e 10 de outubro, em comemoração à Semana da Criança, estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas realizaram gincanas e brincadeiras de caça ao tesouro com cerca de 120 estudantes do PMJ João Monteiro. As atividades fizeram parte das disciplinas de Projeto de Extensão II e III ministradas pela Profa. Dra. Lorena Boechat para os alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS.

Durante a gincana, os alunos do PMJ classificados nos primeiros lugares ganharam medalhas. Os jogos foram pensados, produzidos e executados pelos estudantes do Instituto Federal, sob a orientação da Profa. Lorena e apoio dos professores do João Monteiro. As atividades foram elaboradas para que os alunos participassem ativamente de todas as competições, trabalhando em equipes e utilizando suas habilidades e capacidades na resolução dos desafios. De acordo com a Profa. Lorena, “é interessante essa interação entre os nossos discentes e os estudantes do PMJ porque muitos dos alunos do PMJ não sabiam que aqui era gratuito e que eles podem ter acesso ao IF em breve, assim que tiverem idade. Muitos não conheciam o Instituto Federal, então, já é plantar uma sementinha para o futuro, de potenciais alunos”. Lorena explicou ainda que a atividade contribui também para o senso de responsabilidade, organização e criatividade dos estudantes do Campus.

A parceria do IFSULDEMINAS com o PMJ João Monteiro não é de agora. Outras ações já foram desenvolvidas entre as instituições vizinhas. Segundo a professora P1 do PMJ João Monteiro e também professora AEE do IFSULDEMINAS, Priscila Aparecida de Carvalho, a ação da Semana da Criança foi muito positiva. “As atividades desenvolvidas dentro do IFSULDEMINAS proporcionam aos alunos do PMJ João Monteiro a integração, fortalecendo as parcerias e buscando ações escolares que visem ao acesso a um ensino efetivamente significativo, além da noção de pertencimento que estes alunos vão construindo ao fazer parte dessas iniciativas. A Gincana contribuiu de forma positiva ao inserir os educandos do PMJ João Monteiro no espaço físico do Instituto Federal, colaborando com saberes de lazer e desenvolvimento psicomotores e de raciocínio lógico, beneficiando o contato dos estagiários das áreas educacionais com a diversidade de alunos que participaram das atividades”, declarou Priscila. “O processo de ensino aprendizagem foi relevante”, finalizou.

Confira o vídeo com o resumo das atividades da Semana da Criança!