IFSULDEMINAS – Campus Poços e Associação do Circuito Turístico Caminhos Gerais instituem Observatório Regional do Turismo.
Na manhã desta quinta-feira, 31 de agosto, foi assinado no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas a Portaria que institui o Observatório Regional do Turismo, formulada e apresentada pela Associação do Circuito Turístico Caminhos Gerais. Na reunião estavam presentes o Diretor Geral do Campus Poços, professor Rafael Felipe Coelho Neves; o Diretor de Desenvolvimento Educacional, Mateus Santos; o Presidente da Associação, Platinny Paiva; o gestor do Circuito, Rafael Huhn e Vivian Caldas Magalhães Franco, assessora parlamentar do deputado estadual Rodrigo Lopes. A ação é fruto de uma articulação do gabinete do deputado para potencializar o turismo sul mineiro.
A Associação é uma instância de governança regional, certificada pelo Ministério do Turismo e pela política estadual de regionalização do turismo de Minas. A portaria prevê como pilares a pesquisa, transferência de conhecimento e a formação de recursos humanos, visando a criação de mecanismos destinados a planejar, desenvolver e estimular o setor turístico.
A reunião tratou de diversos assuntos, como a implantação do Centro de Pesquisas em Biodiversidade pelo Instituto Federal, com apoio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Entre os apontamentos estavam as 11 rotas implementadas pelo Ministério. Entre elas a de Biodiversidade, na qual pretendem inserir o café sul mineiro, com todas as suas riquezas culturais, gastronômicas e mercado.
A ideia, a partir de agora, é promover um encontro com as lideranças dos 13 municípios que compõem o circuito (Andradas, Bandeira do Sul Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Congonhal, Ibitiura de Minas, Ipuiuna, Machado, Poço Fundo, Poços, Santa Rita de Caldas e Senador José Bento), bem como autoridades do Legislativo estadual para discutirem e formularem as políticas públicas de interesse regional para o setor.
Acompanhe algumas fotos da reunião!
Redes Sociais