Solenidades de Colação de Grau e Certificação Técnica
1. Informações gerais
1.1 As solenidades de Colação de Grau e Certificação Técnica são os eventos mais importantes de uma instituição de ensino, pois consagram todo trabalho realizado durante anos pelos alunos, professores e profissionais inseridos nesse processo pedagógico. É um momento de comemoração em que os estudantes recebem a chave para entrarem, definitivamente, no mundo do trabalho.
1.2 As Resoluções 093/2019, 073/2015 e 069/2017, dizem que:
- O IFSULDEMINAS expedirá diploma aos que concluírem todas as exigências do curso em que estiver matriculado de acordo com a legislação em vigor.
- A Diplomação efetivar-se-á somente após aprovação em todos os componentes da matriz curricular e exigências do projeto pedagógico do curso.
- As solenidades atenderão ao previsto nas normas regimentais para as cerimônias de colação de grau e certificação técnica do IFSULDEMINAS.
1.3 A participação na cerimônia de certificação técnica ou colação de grau no IFSULDEMINAS é obrigatória, e poderá ocorrer em duas categorias:
I - Solenidade de colação de grau ou certificação técnica:
O encerramento dos cursos técnicos dar-se-á por meio da certificação técnica e dos cursos superiores por meio da colação de grau. A cerimônia de encerramento do Ensino Técnico Integrado, Ensino Técnico Subsequente e Ensino Superior é um ato oficial, de caráter público e solene, por meio do qual os concluintes dos cursos serão diplomados.
A solenidade poderá ser presencial ou on-line para os cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância.
II - Antecipação de Colação de Grau e/ou Certificação Técnica (Colação em Gabinete):
Se você tem urgência do procedimento por motivo de aprovação em concurso, contratação em cargo relacionado ao curso ou aprovação em curso de pós-graduação, solicite "Antecipação de Colação de Grau" conforme orientações disponíveis na página "Solicitações Registro Acadêmico" (clique aqui).
2. Inscrições
2.1 A Colação de Grau ou a participação na Cerimônia de Certificação Técnica são os requisitos finais para obtenção do Diploma de Curso Superior ou do Certificado de Curso Técnico de Nível Médio, respectivamente, e devem ser solicitadas pelo interessado, com antecedência mínima de 30 dias da data prevista para sua realização, por meio do envio de respostas de formulário próprio, disponível na página web de cada cerimônia.
Clique aqui para fazer sua inscrição!
3. Comissões responsáveis pela organização
Comissão Permanente de Formatura
Formada por técnicos administrativos, a Comissão Permanente de Formatura do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, tem a função de orientar as comissões de formandos e empresas contratadas sobre as regras e procedimentos das cerimônias de certificação técnica e colação de grau. As atividades festivas (bailes e coquetéis) e religiosas são de responsabilidade da comissão de formandos de cada turma.
Compete à Comissão Permanente de Formatura IFSULDEMINAS:
II. Orientar os estudantes sobre a constituição da comissão de formandos;
III. Orientar estudantes e empresas terceirizadas contratadas sobre as regras e protocolo da instituição;
IV. Elaborar roteiro de cerimonial;
V. Supervisionar a organização do local das cerimônias;
VI. Acompanhar a solenidade para orientação, organização e suporte aos acadêmicos e empresas terceirizadas;
VII. Acompanhar as ações da Comissão dos Formandos.
Compete à Comissão de Formandos:
II. Realizar encontros com os demais formandos para orientação das informações recebidas;
III. Manter a Comissão Permanente de Formatura informada quanto às decisões referentes à formatura como: patrono, paraninfo, juramentista, orador e homenagens. O envio das informações deve ocorrer com no mínimo 90 dias de antecedência da formatura;
IV. Respeitar os prazos definidos pela instituição;
VII. Contratar a empresa com exclusividade fotográfica ou paga para atuar na cerimônia, desde que essa atenda às normas contidas neste manual.
4. Estrutura
4.1 Compete à Comissão de Formandos entrar em contato com a Comissão Permanente de Formatura do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas para receber orientações referentes aos procedimentos e regras para a colação de grau e/ou certificação técnica;
4.2 A cerimônia ocorrerá em local determinado pela Comissão Permanente de Formatura, de acordo com disponibilidade de data e quantidade de formandos.
4.3 As cerimônias de colação de grau e certificação técnica devem ser marcadas em datas que coincidam com o semestre posterior ao término do ano letivo.
4.4 No dia da cerimônia de outorga do grau e/ou encerramento, recomenda-se trajar a beca na cor preta, faixa na cintura na cor do curso, babado branco e capelo, que é colocado na cabeça somente após a Outorga de Grau.
4.4.1 Em respeito à individualidade, a decisão sobre a veste deve ser tomada pelo(a) formando(a) que poderá escolher entre beca (veste talar) ou traje social preto.
4.5 Os únicos custos atribuídos aos formandos(as) serão:
- Locação de beca (opcional)
A locação da beca será acertada após a divulgação da lista final de formandos. Enviaremos um formulário no qual os formandos preencharão seus dados pessoais, tamanho e altura para separação da beca e o envio do comprovante de pagamento. No dia do evento a assistente cerimonialista auxiliará os formandos a vestirem as becas, que já estarão no local. - Contratação de serviços de filmagem e fotografia (opcional)
A contração é de total responsabilidade dos formandos, pode ser por turma ou individual. - Brinde para os homenageados (display acrílico na horizontal para foto da turma - tamanho 13x18cm);
4.6 Fica acertado que o campus fornecerá:
- Auditório;
- Mesa de honra e cadeiras (formandos, autoridades, professores e convidados);
- Toalha para mesa solene;
- Decoração somente na mesa de autoridades;
- Sonorização e iluminação;
- Canudos;
- Mestre de cerimônia;
- Assistente cerimonialista;
- Água para componentes da mesa e formandos;
- Limpeza;
- Púlpito;
- Roteiro de cerimonial;
- Mastro com bandeiras - Brasil, Minas Gerais, Município e IFSULDEMINAS.
4.7 O auditório tem capacidade para 229 pessoas. Para que os convidados fiquem acomodados confortavelmente o número de formandos será limitado a 35. Dessa forma, cada formando(a) poderá levar até 5 convidados.
4.8 A Comissão de Formandos é responsável por selecionar os homenageados e os formandos que farão discursos, e deve informar suas indicações à Comissão Permanente de Formaturas por meio de um formulário eletrônico, com no mínimo 90 dias de antecedência da formatura. A seguir, detalhamos as responsabilidades de cada uma dessas funções.
PARANINFO(A)
É personalidade que mantém prestígio incondicional junto aos formandos, tornando-se o padrinho/madrinha mais importante da formatura, podendo ser um professor do campus. O paraninfo ou paraninfa deverá elaborar um discurso de 5 a 7 minutos, que vai ler no púlpito para os afilhados.
PATRONO/PATRONESSE
É uma personalidade de destaque no âmbito do corpo científico da área dos formandos. Trata-se de uma pessoa de notório saber acadêmico e competência, podendo ser um professor do campus. Cada curso escolhe um patrono ou patronesse. Não tem discurso.
HOMENAGEADO/HOMENAGEADA
Pode ser professor, técnico administrativo ou ex-aluno, dentre outros, que, durante as atividades acadêmicas, mereceu reconhecimento e gratidão da turma como um todo. Cada curso terá a oportunidade de indicar o seu homenageado. Não tem discurso.
ORADOR(A)
Cada curso pode sugerir o nome de um formando(a) para ser o(a) orador(a) que fará o discurso em nome de todos os formandos.
O discurso deve ser redigido pelos próprios formandos ou pelo orador e conter, no máximo, 5 (cinco) minutos de fala. O texto do discurso deve ser enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com, pelo menos, 1 (um) mês de antecedência da cerimônia, para que possa ser revisado e incluso no texto do cerimonial.
JURAMENTISTA
Será único para todos os formandos. No entanto, cada curso deverá indicar o nome de um aluno ou aluna para exercer tal função na cerimônia. A definição do escolhido será por meio de sorteio realizado pela Comissão Permanente de Formatura do campus. O juramento é um texto padrão que estará no roteiro do cerimonial para leitura no dia da solenidade de certificação técnica.
5. ATOS PROTOCOLARES
5.1 A cerimônia de certificação técnica ou colação de grau deverá ter os seguintes atos protocolares na seguinte ordem:
1. Chegada dos formandos
Formandos devem comparecer com antecedência prevista no item 4, ao local da cerimônia para recebimento das instruções e montagem da fila.
2. Abertura
Boas vindas aos formandos e convidados.
3. Composição da mesa solene
A cerimônia inicia com a composição da mesa de honra que é constituída pelo reitor, diretor-geral, coordenadores de curso e paraninfos, e na tribuna de honra ficam os patronos e homenageados.
4. Entrada dos formandos
A entrada dos formandos na cerimônia é realizada solo ou junto a alguém especial, que poderá ser mãe ou pai, irmã ou irmão, tia, avó ou avô, responsável, a escolha do formando. Os formandos que vestirem a beca, devem entrar com o Capelo (chapéu) na mão esquerda.
5. Instalação da solenidade pelo diretor-geral
O diretor-geral ou a autoridade por ele designado inicia a cerimônia, O reitor(a) ou a autoridade por ele(a) designada inicia a cerimônia.
6. Execução do Hino Nacional Brasileiro
O mestre de cerimônias convidará a todas/os para que em posição de respeito, acompanhem a execução do hino instrumental brasileiro. Não é recomendado bater palmas ao final da execução.
7. Registro das autoridades presentes
Primeiro as externas, depois as internas até finalizar com coordenadores de cursos.
8. Juramento
Um formando(a) será eleito com antecedência pela turma (todos os cursos a formar na data) para realizar a leitura do juramento institucional, que será chamado a frente para proferir o juramento, devendo ser confirmado repetido por todos os formandos.
9. Outorga de grau pela maior autoridade
Ato oficial, obrigatório, por meio do qual o formando é investido na posse do grau acadêmico, ou seja, do título a que tem direito por concluir o curso técnico ou superior. O(a) juramentista será chamado(a) para se posicionar em frente ao Reitor para receber a outorga. Neste momento, o formando(a) deverá cumprimentar a autoridade designada e posteriormente colocar o capelo (se optar pelo traje da beca) e todos os demais formandos também colocarão o capelo.
10. Agradecimentos e homenagens
Os formandos elegerão 3 homenageados, sendo paraninfo(a), patrono ou patronesse e homenageado(a) para entrega de lembranças, bem como 3 alunos para realizarem a entrega.
11. Entrega simbólica dos diplomas
O (a) paraninfo(a) e coordenador(a) da turma fará a entrega dos canudos que simbolizam os diplomas. Não se esqueça de cumprimentar e tirar foto com os professores.
12. Discurso do(a) orador(a)
Os oradores ideais são aqueles que expressarão o que todos os estudantes gostariam de falar naquele momento tão importante para suas vidas. É o momento para agradecer, explanar sobre o futuro profissional ainda incerto, relembrar histórias da graduação, entre outras passagens. São eleitos antecipadamente pela turma um orador(a) que deve realizar o discurso em até sete minutos.
13. Discurso do paraninfo
O paraninfo da turma tem um momento especial para fazer um discurso na cerimônia.
14. Discurso do diretor-geral.
15. Discurso do reitor ou seu representante legal
O condutor da Mesa de Honra profere algumas palavras e declara o encerramento da solenidade.
16. Encerramento oficial pela maior autoridade.
6. Colação de grau em Gabinete
6.1 A cerimônia ocorrerá no Gabinete do Diretor-Geral no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.
6.2 Os casos excepcionais, para solicitações de colação de grau e/ou certificação técnica em separado, deverão ser solicitados à Secretaria de Registros Acadêmicos/Secretaria Escolar via requerimento, contendo justificativa e documentação comprobatória para apreciação e parecer.
6.3 Caso o formando obtenha deferimento de seu pedido, a colação será feita em caráter extraoficial e de forma antecipada às cerimônias completas e simplificada, conforme segue:
1. Militares transferidos ex-offício;
2. Esposas e filhos de militares transferidos ex-offício;
3. Transferência:
a) para pós-graduação;
b) para posse em cargo público e/ou privado;
4. Para mudança da família para outro estado;
5. Outras justificativas plausíveis a serem analisadas pela instituição.
Colação de grau por procuração
Caso o aluno esteja matriculado em curso no exterior, poderá solicitar a colação de grau por procuração, registrada em cartório. A solicitação deverá ser protocolada na Secretaria de Registros Acadêmicos/ Secretaria Escolar via requerimento, contendo justificativa e documentação comprobatória para apreciação e parecer. Caso o formando obtenha deferimento de seu pedido, a colação será feita em caráter extraoficial.
7. Informes da Secretaria
Notícias
2022
01/04/2022 - Formatura dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
20/04/2022 - Formatura dos cursos superiores e técnicos subsequentes.
20/08/2022 - Formatura do curso de Tecnologia em Gestão Comercial.
22/10/2022 - Formatura dos cursos técnicos e superiores.
18/11/2022 - Formatura on-line do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas.
2021
26/02/2021 - Formatura on-line dos cursos técnicos e superiores.
09/04/2021 - Formatura on-line dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
21/05/2021 - Formatura on-line dos cursos técnicos e superiores.
27/08/2021 - Formatura on-line dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e Eletrotécnica.
29/10/2021 - Formatura on-line dos cursos técnicos e superiores.
2020
25/01/2020 - Formatura dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
29/02/2020 - Formatura dos cursos técnicos subsequentes.
23/10/2020 - Formatura on-line dos cursos técnicos e superiores.
2019
19/01/2019 - Formatura dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
09/02/2019 - Formatura dos cursos técnicos subsequentes.
23/03/2019 - Formatura dos cursos superiores.
2018
20/01/2018 - Formatura dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Informática Integrados ao Ensino Médio.
2017
18/03/2017 - Formatura dos cursos técnicos em Administração, Edificações, Eletrotécnica, Informática e Tecnologia em Gestão Ambiental.
21/01/2017 - Formatura dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Informática Integrados ao Ensino Médio.
2016
17/09/2016 - Formatura do curso Técnico em Administração.
02/04/2016 - Formatura dos cursos técnicos em Edificações, Eletrotécnica, Informática, Meio Ambiente, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar.
23/01/2016 - Formatura da primeira turma do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.
2015
03/10/2015 - Formatura dos curso Técnico em Administração e dos cursos técnicos EaD do Programa Profuncionário: Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Multimeios Didáticos e Técnico em Secretaria Escolar.
28/03/2015 - Formatura dos cursos técnicos em Administração, Edificações, Eletrotécnica, Informática e Meio Ambiente.
2014
05/09/2014 - Formatura do Pronatec.
22/03/2014 - Formatura dos cursos técnicos em Administração, Eletrotécnica, Informática e Meio Ambiente.
2013
28/09/2013- Formatura dos cursos técnicos subsequentes em Administração, Eletrotécnica, Informática e Meio Ambiente.
06/04/2013 - Formatura dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Meio Ambiente.
Redes Sociais