Página inicial > Mais Notícias > Protagonismo estudantil
Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 17h40 | Última atualização em Quarta, 18 de Maio de 2022, 17h26 | Acessos: 1330

Campus Poços de Caldas realiza roda de conversa on-line sobre organização e protagonismo estudantil

Roda de conversa protagonismo estudantil 1No último dia 13/04, o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, através de iniciativa da Coordenadoria Pedagógica e de Assistência Estudantil (CPAE), realizou a roda de conversa "Organização e Protagonismo Estudantil: caminhos para uma educação democrática". O encontro ocorreu de maneira on-line e contou com a participação de estudantes dos cursos técnicos e superiores. A conversa foi conduzida por duas facilitadoras com diferentes trajetórias de militância e pesquisa no âmbito do movimento estudantil.

A primeira a falar foi Livia Cristina Figueiredo, aluna do curso técnico integrado em Agropecuária do Campus Muzambinho e ex-presidenta do Grêmio Estudantil da unidade. Lívia contou como sua trajetória de engajamento contribuiu para sua formação enquanto estudante e cidadã, ressaltando que a participação ativa de discentes nas decisões institucionais é também um processo educativo.

Depois, a professora de sociologia da rede estadual e pesquisadora Isabella Silveira compartilhou suas reflexões. A partir de seu histórico de militância e pesquisa a respeito das relações entre gênero e movimento estudantil, Isabella dialogou com elementos trazidos na fala anterior para destacar a organização dos estudantes como um processo formativo fundamental, sobretudo para mulheres e estudantes secundaristas.

Por fim, foi realizado um momento de debate, onde os participantes realizaram perguntas e discussões sobre diferentes temáticas suscitadas pelas falas. O evento foi a primeira de várias ações que visam estimular a organização e o protagonismo discente nesse momento de retorno presencial, apoiando a estruturação de suas entidades representativas, como o grêmio estudantil, as atléticas e os centros e diretórios acadêmicos.

Estudantes que não tenham tido a oportunidade de participar e queiram ter acesso ao conteúdo podem solicitar a gravação enviando e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Texto: Rafael Martins Neves.
Coordenadoria Pedagógica e de Assistência Estudantil (CPAE)
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Publicado em 29/04/2022.