Página inicial > Mais Notícias > Exposição "Cicatrizes"
Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2022, 19h30 | Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 14h39 | Acessos: 1549

Setembro Amarelo no Campus conta com roda de conversa sobre saúde mental e exposição experimental

Na noite do último dia 19 de setembro, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas recebeu a abertura oficial da Exposição "Cicatrizes: Percursos de composição visual híbridos e interativos sobre saúde mental". A iniciativa foi desenvolvida através do patrocínio da Secretaria de Cultura de Poços Caldas e a parceria da Coordenadoria Pedagógica e de Assistência Estudantil (CPAE) e do projeto de extensão “Calendário Social no Cotidiano Escolar”, do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. A entrada foi gratuita e aberta à comunidade.

2

O projeto desenvolvido pelas fotógrafas, Karime Navarro e Lior Dal’oor, e a artista têxtil, Bia Telles, consiste em uma ação artística experimental composta por três principais fases de ações. Na etapa inicial, ensaios fotográficos foram produzidos e suas imagens resultantes sobre a temática da Saúde Mental foram impressas no tecido canvas sobre algodão. Em etapa intermediária, estes registros foram perfurados por fios que fluíram entre bordados, tramas, entrelaces, teias, emaranhados, nós, ninhos, gerando metaforicamente os trajetos da vida humana. Na etapa final, as intervenções dos fios foram em parte desfeitas e conciliadas com outras linguagens de modificações fotográficas híbridas, conduzindo o trabalho para que se perceba que os seres carregam cicatrizes simbólicas de vários tamanhos, formatos e profundidades e que os cursos da vida evoluem depois das escolhas e trajetos percorridos, com suas marcas consequentes.

4Cada uma das obras expostas continha um QR Code, para garantir o fator de interatividade. Ao acessar a ferramenta interativa, o público pôde conhecer a fase anterior das obras, marcada apenas pela presença dos bordados, sem outras marcas e intervenções agregadas, em alusão aos múltiplos processos integrados no percurso de existir. Segundo os organizadores, a exposição pretende se afirmar enquanto uma iniciativa artística voltada a fortalecer as ações da campanha “Setembro Amarelo”, em prol da prevenção contra o suicídio.

Roda de conversa sobre saúde mental

A abertura da exposição contou ainda com a realização de uma roda de conversa relacionada à temática da Saúde Mental mediada pela psicóloga Juliana Di Lorenzo e pelo assistente social do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, Fábio Geraldo de Ávila, sendo esta direcionada a toda comunidade que prestigiou o evento.

A abertura oficial da exposição e a roda de conversa sobre saúde mental foram realizadas no auditório do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. As telas, por sua vez, estão expostas na rampa de acesso ao andar superior do prédio pedagógico do Campus (em frente ao auditório). Ao todo, o público pode conferir 12 telas.

Confira as fotos!

Confira as fotos da abertura oficial da Exposição “Cicatrizes”.

Texto: organizadores.
Fotos e edição de texto: Ascom - Campus Poços de Caldas.