Página inicial > Mais Notícias > IFpalhaçaria e Cia
Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 17h45 | Última atualização em Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 16h41 | Acessos: 1979

Grupo de palhaços do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas leva educação e entretenimento para crianças de escolas públicas

Quem disse que lugar de palhaçada é só no circo? Para o grupo IFpalhaçaria e Cia, palhaçada é instrumento de ensino e aprendizagem junto a crianças de escolas públicas de Poços de Caldas e região. O grupo formado por alunos e servidores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas já se apresentou para mais de 900 crianças e pretende, por meio da arte e das brincadeiras, continuar em 2023 levando educação e entretenimento para escolas da Zona Sul e projetos sociais de Poços de Caldas.

WhatsApp Image 2022 11 21 at 13.59.23

Constituído por alunos e servidores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, o IFpalhaçaria e Cia surgiu em 2019 e se apresentou pela primeira vez durante o programa Expedição IFSULDEMINAS realizado pelo Campus Poços de Caldas no município sul-mineiro de Espírito Santo do Dourado. Na ocasião, os palhaços do IF entraram em cena para levar alegria e formação para todos os estudantes de quatro escolas das zonas urbana e rural da cidade, que é conhecida pela produção de morangos. Entre os assuntos abordados pelo grupo na esquete teatral, estiveram temas relevantes, como educação para o trânsito, higiene, combate às drogas e cuidado com os agrotóxicos. No mesmo ano, o grupo também desenvolveu atividades lúdicas e socioeducativas no próprio IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas e nas escolas municipais Nicolina Bernardo e CAIC Professor Arino Ferreira Pinto.

Em 2022, após dois anos de pandemia, o IFpalhaçaria e Cia retomou suas atividades presenciais e realizou quatro apresentações. A primeira delas, em julho, foi na nova edição do “Expedição IFSULDEMINAS”, desta vez, no município de Areado/MG. Em seguida, tiveram apresentações no Centro de Educação Infantil do CAIC Professor Arino Ferreira Pinto e na Escola Municipal Vitalina Rossi. A última apresentação de 2022 se deu no dia 21 de novembro, dentro do auditório do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, para 31 crianças de 4 a 5 anos do Centro de Educação Infantil Conceição Aparecida Miguel. As crianças foram buscadas e levadas pelo ônibus do Instituto Federal. Com cerca de uma hora de duração, a cênica interpretada pelos palhaços do IF busca suscitar entre as crianças reflexões sobre higiene, respeito, diversidade, educação e inclusão. “Os temas da apresentação de teatro foram de muita importância para as crianças. Elas aprenderam muito e de forma lúdica. Nós ficamos muito felizes e agradecemos muito pelo cuidado com os nossos alunos. As tias Elaine, Ana, Keli, Iris, Jordana e Roseli agradecem a oportunidade”, destacou a berçarista do CEI Conceição Aparecida Miguel, Elaine Dias de Oliveira dos Santos.

9ce26f59 9375 45ae b4c4 92834be10a31O coordenador do projeto IFpalhaçaria e Cia, o assistente social do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Fábio Geraldo de Ávila, explica que a meta é atender todas as escolas e centros de educação infantil da Zona Sul de Poços de Caldas. O grupo de palhaços faz parte do Projeto de Extensão “Calendário Social no Cotidiano Escolar” e, em 2023, além das apresentações nas escolas, deve atuar também na formação de novos palhaços. Alguns membros do IFpalhaçaria possuem, inclusive, formação em teatro. O grupo, atualmente, é formado pelos seguintes membros: Cristiane Meira Lopes dos Santos (aluna formanda da Licenciatura em Ciências Biológicas); Julia Simões Cabral Faria Carneiro (aluna da Licenciatura em Ciências Biológicas); Gabriel Ferreira Silva (aluno da Engenharia de Computação); Isabela Ferreira Rossi (egressa da Licenciatura em Ciências Biológicas); Guilherme Oliveira Abrão (servidor).

A licencianda em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Cristiane dos Santos, está no IFpalhaçaria desde a sua primeira formação e disse que o projeto mudou a sua vida, principalmente por buscar atender crianças e comunidades carentes. “Quando estamos no palco, quando vemos o sorriso e a gratidão das crianças, a sensação é reconfortante, compensa cada ensaio, cada instante, cada cansaço. O sorriso sincero de uma criança não há dinheiro no mundo que pague. O projeto não é nosso e, sim, da comunidade, pois cada apresentação caminha por um rumo diferente. Às vezes, planejamos uma coisa e, na hora, temos que mudar e ajustar à realidade daquela comunidade, daquele grupo de crianças. Cada escola tem um público diferente, com necessidades diferentes, e temos que improvisar, refazer minutos antes, para entregar um bom trabalho, que se adéque àquela realidade, mas, como eu disse, vale a pena. Posso dizer que nos divertimos muito quando estamos com as crianças. O teatro não é roteirizado, justamente porque as crianças interagem com a gente. Sendo assim, as gargalhadas dos palhaços e das crianças são sinceras e de coração. Creio que aprendi muito, não apenas na parte artística, mas aprendi a ser mais humana, a ter um olhar diferenciado para as determinadas situações e saber lidar com as diferenças. Sou extremamente grata ao IFSULDEMINAS, ao Projeto Calendário Social e ao Programa Expedição IFSULDEMINAS, que nos proporcionaram e continuam proporcionando espaços para executarmos projetos tão importantes como esse”, declarou Cristiane.

Confira algumas fotos das apresentações de 2022!

- CEI Conceição Aparecida Miguel (apresentação no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas):

Assista ao vídeo!

No vídeo, confira um trecho da apresentação para as crianças do CEI Conceição Aparecida Miguel realizada no dia 21/11/2022, no auditório do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.

- CEI do CAIC Professor Arino Ferreira Pinto:

- Escola Municipal Vitalina Rossi:

- Expedição IFSULDEMINAS em Areado/MG:

Ascom (IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas)