Página inicial > Mais Notícias > Alimentação escolar
Publicado: Terça, 04 de Julho de 2023, 19h07 | Última atualização em Segunda, 10 de Julho de 2023, 18h18 | Acessos: 526

Reunião no Campus Poços de Caldas define rumos para a alimentação escolar na Rede Federal

Como parte da programação do 4º Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no dia 29/06, gestores vinculados à SETEC/MEC, CONIF, PNAE/FNDE, CFN, IFSULDEMINAS e de Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANEs) de Institutos Federais de todo o país estiveram reunidos no gabinete do Campus Poços de Caldas para proposições de melhorias e encaminhamentos relacionados à alimentação escolar na Rede Federal.

WhatsApp Image 2023 06 29 at 18.03.20

Participaram da reunião o Diretor de Desenvolvimento Institucional da Rede Federal da SETEC/MEC, Prof. Marcelo Bregagnoli (que já foi Reitor do IFSULDEMINAS); a Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), a professora e Reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Maria Leopoldina Veras; a Coordenadora-geral do PNAE/FNDE, Solange Fernandes de Freitas Castro; a Coordenadora de Gestão Orçamentária e Financeira da Alimentação Escolar, do FNDE, Luciana Mendonça Gottschall; o Coordenador do CECANE-IFSULDEMINAS, professor Rogério Robs; o Diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves; o Diretor de Administração e Planejamento do Campus Poços de Caldas, Luis Adriano Batista; a Subcoordenadora do CECANE - IFPE, Camila Silva de Lima; a Coordenadora do CECANE do IFMT, Elenice Santos; a Vice-presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Kátia Guimarães; a Pró-reitora de Ensino do IFPR, Cristiane Silva; e representante do IFSP.

20230629 154451Durante o encontro, os gestores fizeram a leitura e debate da minuta da carta apresentada durante plenária do 4º Encontro Nacional do PNAE, realizado de 28 a 30/06, no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, e chegaram a diversas proposições de melhorias para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Entre as propostas, estão aquelas ligadas a investimentos financeiros e orçamentários para a construção e estruturação de restaurantes estudantis na Rede Federal; a mais recursos orçamentários para manter a alimentação nas unidades da Rede; e à criação de códigos de vagas e realização de concursos para nutricionistas.

“A reunião foi uma oportunidade para discussões que são necessárias para o FNDE, para o CONIF, para a SETEC, demandas que não são novas. Elas são demandas reprimidas e os problemas que são recorrentes. A gente sentou e discutiu todos os pontos elencados na plenária e conseguimos apontar soluções para os problemas. Têm situações que podem ser resolvidas muito brevemente. E outras que já vão requerer alterações de leis. A pauta central foi o PNAE. Nós elencamos, por exemplo, a questão de infraestrutura, como o FNDE pode ajudar; questão de pessoal, como a SETEC pode agilizar a questão de pessoal; a questão orçamentária do PNAE poder entrar nesse movimento para ajudar a Rede a ter um recurso específico para alimentação. Cada um dos órgãos saiu com as suas respectivas ações a serem feitas pra que a gente possa conseguir ter alimentação necessária para os nossos estudantes”, destacou a Presidente do CONIF, Profa. Maria Leopoldina Veras. A gestora também elogiou o evento promovido pelo IFSULDEMINAS: “o 4º Encontro Nacional do PNAE foi um evento que eu me surpreendi. Muito bem organizado. As pautas muito necessárias e que trouxeram experiências exitosas, preocupações e soluções. Então, foi um evento que eu posso dizer que eu ainda não tinha participado na Rede com o tema PNAE. Eu saio daqui otimista e com a expectativa de nós resolveremos vários problemas bem perto”.

Tour pelos projetos e estrutura do Campus

O carro elétrico do projeto de mobilidade elétrica “Poços + Inteligente”, que é fruto de uma parceria entre IFSULDEMINAS, DME, PUC Minas e Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, virou atração entre os gestores participantes do 4º Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no último dia 29/06, no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. A Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), a professora e Reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Maria Leopoldina Veras, até deu uma voltinha no carro elétrico e aprovou as pesquisas desenvolvidas em parceria com o IFSULDEMINAS. Os gestores também conheceram os trabalhos desenvolvidos pelo projeto em energia solar fotovoltaica “IF Solares” e o projeto de reúso de água da chuva “IF Pluvial”.

20230629 151847

A visita aos projetos também contou com a presença do Diretor de Desenvolvimento Institucional da Rede Federal da SETEC/MEC, Prof. Marcelo Bregagnoli (que já foi Reitor do IFSULDEMINAS); a subcoordenadora do CECANE - IFPE, Camila Silva de Lima; a vice-presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Kátia Guimarães; e a pró-reitora de Ensino do IFPR, Cristiane Silva. Alguns participantes do evento também visitaram as instalações da biblioteca do Campus (com sua Expoarte Galeria e Centro de Divulgação e Popularização da Ciência - CDPC), restaurante estudantil e sala do PNAE.

O grupo de representantes da Rede Federal foi recebido pelo diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves; pelo diretor de Administração e Planejamento do Campus Poços de Caldas, Luis Adriano Batista; e pelos professores Yull Heilordt, Bruno Carmelito e Erick Nagata.

Confira algumas fotos da reunião!

ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial