1º Seminário do Observatório Social Poços Sustentável reúne palestrantes renomados e grande público no teatro da Urca
🌱🤗 O 1º Seminário do Observatório Social Poços Sustentável – Cidades e Comunidades Sustentáveis reuniu um grande público no teatro da Urca em Poços de Caldas, durante toda esta terça-feira (05/09). O evento trouxe grandes nomes em conferências, painel, mesa e palestras baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
📍O seminário foi uma realização da Associação Poços Sustentável, Observatório Social Poços Sustentável, GSC Eventos Especiais e parceria do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Além de participar da realização do evento, o professor do IFSULDEMINAS, Dr. Sérgio Pedini, esteve presente na mesa de abertura “A APS em Poços de Caldas: um trabalho em prol de uma cidade justa, inclusiva e sustentável”, que também contou com fala do diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Coelho Neves, e da conferência de encerramento “ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes”, com o escritor e professor Ladislau Dowbor.
#seminário #poçossustentável #sustentabilidade #ods #desenvolvimentosustentável #cidadessustentáveis
Confira algumas fotos do evento!
Publicado em 06/09/2023.
Associação Poços Sustentável realiza o 1º SEMINÁRIO DO OBSERVATÓRIO SOCIAL POÇOS SUSTENTÁVEL
“Cidades e Comunidades Sustentáveis, ações para tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis" é o tema do 1º Seminário
Com uma programação baseada nas ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o 1º Seminário realizado pela Associação Poços Sustentável, Observatório da Associação, IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas trará para Poços, no próximo dia 5 de setembro, palestrantes de renome que tratarão de temas de interesse de todos. O evento será gratuito, mas necessária inscrição antecipada pelo Sympla neste link https://shre.ink/aYul e vai acontecer das 9h às 20h, no Teatro da Urca. As inscrições abrem no dia 07 de agosto.
As ODS fazem parte da chamada “Agenda 2030”, que se trata de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas, em 2015, por 193 países membros, dentre eles, o Brasil. A agenda é composta por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030. As metas dos desdobramentos das 17 ODS são independentes entre os países, visto que cada um tem sua particularidade. São estas metas que serão tratadas em Poços de Caldas pelos convidados e membros da APS, que vão esclarecer, elucidar e diagnosticar o andamento do seu cumprimento no Brasil.
Em especial, o objetivo das cidades é bater todas as metas do ODS 11, que é aquele que busca tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Chegar a uma cidade sustentável, significa que o município também atingiu o ODS 6 (água limpa e saneamento), o ODS 8 (crescimento econômico) e o ODS 15 (proteção da vida na terra). É um longo trabalho a ser feito e a conscientização depende de toda população. O evento conta com a realização da APS, Observatório Social Poços Sustentável, IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas e apoio da Poços Net. Mais informações podem ser obtidas na GSC Eventos Especiais, pelo 35 3697 1551 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Acompanhe a programação e inscreva-se já!
9:00 às 10:00 – Mesa de Abertura – A APS em Poços de Caldas: um trabalho em prol de uma cidade justa, inclusiva e sustentável. Lançamento do e-book: 1ª edição do Compendio Observatório Social Poços Sustentável.
Convidados: Observatório Social Poços Sustentável
Maria José Scassiotti de Souza, Terezinha Couto, Carmen Greice Renda, José Edilberto da Silva Resende e Sérgio Pedini
10:30 às 12:00 – Conferência: A água e as parcerias pela vida - Cases de sucesso (Com momento para perguntas para público presente e online).
Convidados:
Diego Gazola
Tema: Poços 2050, você já parou para refletir sobre o futuro da cidade?
Paulo Fernando Garreta Harkot
Mediadora:
Carmen Greice Renda – Associada da APS
12:00 às 13:30 - Intervalo para almoço
13:30 às 15:00 – Poços de Caldas e sua ligação com a radiação em nível nacional e propostas de soluções (Com momento para perguntas para público presente e online).
Convidadas:
Mônica Calicchio
Tema: Neuroquímica do Humor - promovendo sociedades pacíficas e inclusivas.
Tânia Malheiros
Tema: Cobaias da Radiação e seus efeitos na região de Poços de Caldas (lançamento e autógrafos do livro “Cobaias da Radiação – A história não contada da marcha nuclear brasileira e de quem ela deixou para trás”).
Mediador:
José Edilberto da Silva Resende - Associado da APS
15:00 às 16:30 – Painel: Cidades e Comunidades Sustentáveis e cases de São Paulo e Ilhabela (Com momento para perguntas do público presente e online).
Convidados:
Zuleica Goulart
Tema: Programa Cidades Sustentáveis e o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades: ferramentas estratégicas para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Carlos Roberto Nunes
Tema: Observatório dos ODS - Uma ferramenta de monitoramento da Agenda 2030 e ESG na Gestão Pública.
Mediadora:
Terezinha Couto – Associada da APS
19:00 às 20:30 – Conferência de encerramento – ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.
Convidado:
Ladislau Dowbor
Mediadores:
Maria José Scassiotti de Souza – Associados da APS
Sérgio Pedini – Associados da APS
20h30 - Encerramento
Redes Sociais