Página inicial > Mais Notícias > Novos recursos
Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2023, 15h40 | Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 15h42 | Acessos: 397

IFSULDEMINAS – Campus Poços recebe R$531 mil de emenda parlamentar do Partido Novo para a implantação de Espaço Maker

1Na tarde desta quinta-feira (17/08), o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas recebeu a visita do vereador Kleber Silva, do Partido Novo, que veio ao Campus para a conhecer a instituição e também para conversar sobre a emenda parlamentar que o IF obteve, no valor de R$531 mil, via Edital Liberta Minas, ainda na gestão do ex-diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Thiago Caproni Tavares. O vereador foi recebido pelo atual diretor-geral do Campus, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves, que guiou o representante do Partido Novo pelas dependências do IF.

Durante a visita, o vereador conheceu as ações, projetos e infraestrutura do Instituto Federal e ficou impressionado ao saber que o Campus já possui quase 3 mil alunos. Kleber Silva e o Prof. Rafael Neves também puderam acertar os detalhes sobre a vinda dos recursos obtidos através do Edital Liberta Minas, que serão utilizados para a implantação de um Espaço Maker, na futura “Cidade da Inovação”, onde atualmente é o Tatersal. Com 144 m2, o Espaço Maker atenderá tanto a comunidade interna quanto a externa, servindo para ações e projetos de prototipagem, por meio de impressoras 3D, cortadoras a laser e ferramentas diversas.

Em 2022, os professores do IFSULDEMINAS, Thiago Caproni e Rafael Neves, juntamente com um grupo de outros servidores do Campus Poços de Caldas, escreveram uma proposta para submissão ao edital Liberta Minas, de iniciativa do Partido Novo e que tem o objetivo de selecionar projetos para o recebimento de emendas parlamentares. A proposta do Campus Poços de Caldas, que estava relacionada à Educação 4.0 e ao Mundo Maker, foi uma das aprovadas. “Fomos aprovados neste edital de emendas parlamentares do Liberta Minas e esse recurso estava com bastante dificuldade para chegar ao Campus e, finalmente, chegou ao nosso IF, graças à ajuda do vereador Kleber Silva e do Partido Novo, que se mobilizaram para o mapeamento desse recurso e para ele chegar até aqui. Hoje o Kleber veio ao Campus, então, fazer essa entrega oficial desse recurso. Também se comprometeu a nos ajudar em relação aos trâmites burocráticos relacionados à futura Cidade da Inovação, que nós estamos trabalhando junto à prefeitura, que é o espaço do Tatersal, que vai ser o onde nós vamos instalar o equipamento que foi planejado neste edital que nós aprovamos junto ao Partido Novo”, destacou o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Neves.

O Liberta Minas, projeto criado em 2019 pelos deputados do partido Novo, Tiago Mitraud (Federal) e Guilherme da Cunha (Estadual), busca trabalhar pautas conjuntas dos dois mandatos em Minas Gerais, destinando recursos referentes a emendas parlamentares para propostas selecionadas pelo edital. As áreas contempladas pelo edital são: Educação básica; Geração de emprego e renda / estímulo ao empreendedorismo; Saneamento básico; Saúde; e Segurança pública.

Confira algumas fotos da visita do vereador Kleber Silva (Partido Novo)!

Ascom/Poços de Caldas
Publicado em 17/08/2023.