Coordenador do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional visita IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.
Nesta terça, 22/08, às 14h30, o Coordenador Geral de Sistemas Produtivos Inovadores, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, estará em Poços, no campus do IFSULDEMINAS. Ele visitará as instalações do instituto, conhecerá a área em que será instalada a Cidade da Inovação (terreno do tatersal - em processo de doação pela prefeitura) e discutirá a implantação do Centro de Estudos de Biodiversidade no município. O novo centro de pesquisas já foi aprovado pelo Ministério, em um investimento de R$ 2,6 milhões na cidade, a ser realizado no Instituto Federal do Sul de Minas, por meio de projeto público. Tiago Gonçalves Pereira Araújo atua no Departamento de Estruturação Regional, dentro do Ministério, e estará com o diretor geral do campus Poços, professor Rafael Felipe C. Neves.
O projeto do Centro de Pesquisas divide-se em três etapas:
1 – Edificação de uma estrutura de 350m² para desenvolvimento das atividades;
2 – Levantamento da biodiversidade da região do Planalto de Poços de Caldas;
3 - Utilização das informações para a estruturação de projetos e aulas voltadas à comunidade do IFSULDEMINAS, além de escolas públicas e público em geral da região, envolvendo pesquisadores de diversas instituições.
Segundo o professor Amilcar Junior, um dos idealizadores do projeto que concorreu via edital, o Ministério conta com 11 Rotas de Estudos e Desenvolvimento. Entre eles, a Rota de Biodiversidade, na qual o projeto se enquadra. “A ideia é que nos estruturemos a ponto de, com o tempo das pesquisas, transformar a biodiversidade da flora da região vulcânica, que é única no país, em produtos que possam ser utilizados pela indústria farmacêutica, de cosméticos, entre muitas outras. Ou seja: gerar riqueza, desenvolvimento regional, além de ampliar as ações de pesquisa e ensino a quem mais precisa, que são nossos jovens. O Centro é parte de um projeto bem mais ambicioso, que é o polo da região vulcânica”, explicou.
Para o Diretor Geral do Campus, Rafael Neves, esta é mais uma das muitas frentes de trabalho em que a instituição está envolvida. “Queremos e precisamos nos envolver cada vez mais com a comunidade e crescer. É um caminho sem volta e um dos objetivos do IF, que é promover o desenvolvimento local e regional, transformando vidas pelo ensino”.
Redes Sociais