Página inicial > Mais Notícias > Setor cervejeiro
Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 13h52 | Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 16h01 | Acessos: 526

IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas oferta capacitação para o setor cervejeiro

O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas realizou, no dia 14/11, a entrega dos certificados aos concluintes dos cursos “Processo Produtivo no Setor Cervejeiro” e “Qualidade e Manipulação no Setor Cervejeiro”, promovidos pelo Instituto Federal por meio do Programa Capacita Sul de Minas. Os cursos gratuitos e presenciais ocorreram nos meses de setembro e outubro, com carga horária de 30 horas cada um. Ao todo, cerca de 30 alunos foram capacitados.

1
Cerca de 30 alunos concluíram os cursos focados no setor cervejeiro de Poços de Caldas.

A oferta dos cursos foi uma parceria entre o IFSULDEMINAS e a Liga das Cervejarias Vulcânicas de Poços de Caldas. Durante o primeiro curso, os alunos aprenderam sobre o processo produtivo, os ingredientes para a produção da cerveja, as etapas do processamento, e sobre todo o fluxograma de produção da cerveja. Já no segundo curso, se capacitaram sobre a qualidade sensorial, física, química e microbiológica da cerveja. Desenvolveram atividades práticas no Laboratório de Microbiologia do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, como a observação de leveduras no microscópio. Também realizaram visitas técnicas nas cervejarias Gonçalves e Bricks, onde puderam praticar a fabricação da cerveja e observar a qualidade e higienização dos equipamentos até o envase do chope. “Parabéns a todos e obrigado, IFSULDEMINAS e Liga das Cervejarias Vulcânicas de Poços de Caldas, por me oportunizarem ministrar esses cursos! Muito desafiador e gratificante, e que possam haver desdobramentos dessa parceria!”, destacou o instrutor dos cursos, Flávio Rodrigues Domingues, que também é membro da Liga das Cervejarias Vulcânicas.

cerveja 4
Atividades práticas foram realizadas no IFSULDEMINAS e em cervejarias do município.

O curso contou com um perfil variado de alunos, abrangendo algumas pessoas que já trabalham no setor cervejeiro, mas a maioria foi de pessoas que desejavam se capacitar e ingressar neste setor. É o caso do arquiteto Frederico Pinheiro, morador do Jardim Bela Vista em Poços de Caldas. “A princípio, pretendo começar a fazer a cerveja em casa. E, se por acaso surgir uma oportunidade, pretendo trabalhar nessa área. É uma paixão. Os cursos foram excelentes. Material muito vasto e claro. Foi muito fácil de aprender e a prática deu uma base muito grande”, comentou.

Por sua vez, o concluinte Anderson José Sebastião já é cervejeiro na Cervejaria Gonçalves, em Poços de Caldas. Para Anderson, os cursos agregaram experiência e um maior aprofundamento no tema. “O que a gente aprendeu nos cursos a gente aplica muito na cervejaria, como a parte de microbiologia e contagem de leveduras. Fiquei surpreso com os cursos e gostei muito”, disse.

“Isso daqui é só o início de uma parceria longa e duradoura que eu tenho certeza de que nós vamos estabelecer em prol do desenvolvimento local, principalmente dessa indústria pujante da cerveja, que nós temos na nossa cidade nesse momento, com tantos eventos, movimentando tanto dinheiro na nossa economia, empregando tantas pessoas. Vocês concluintes dos cursos estão fazendo parte de um momento histórico, pois são a primeira turma de muitas que nós ainda vamos ofertar aqui e de muitos projetos de pesquisa”, afirmou o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Coelho Neves.

Confira as fotos da entrega dos certificados!

Confira as fotos da cerimônia de entrega dos certificados aos concluintes dos cursos “Processo Produtivo no Setor Cervejeiro” e “Qualidade e Manipulação no Setor Cervejeiro”, realizada no auditório do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas no dia 14/11/2023.

Confira as fotos das aulas e atividades práticas dos cursos!

ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial