Exibição de filme e debate no Campus reúne estudantes, professores e comunidade em discussão sobre o feminino
No último dia 06/03/2023 ocorreu no auditório do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, com ampla presença da comunidade interna e externa, o encontro formativo “O feminino para além da sala dos espelhos: uma introdução à arte psicomágica”, que teve mobilização promovida pelo projeto Calendário Social.
Nesta ação, os presentes tiveram a possibilidade de dialogar com as artistas Beatriz Telles, Karime Navarro e Sabrina Carvalho sobre os elementos conceituais que alicerçaram a produção do média-metragem Matricaria e da exposição Cicatrizes, ambas iniciativas que tiveram direcionamento às ações culturais promovidas pela instituição.
Quanto ao filme Matricaria de modo mais específico, este foi coordenado pelo servidor Fábio Geraldo de Ávila através dos suportes concedidos pela pró-reitoria de extensão que fomentou a iniciativa através de recursos do edital 86/22. Sua direção cinematográfica foi composta pela participação das cineastas Karime Navarro e Sabrina Carvalho, sendo esta última discente do curso de Ciências Biológicas em que se salienta o fato de ter efetuado a defesa de seu trabalho de conclusão de curso sobre os temas bem como processos de produção associados a esta obra.
A Arte foi apresentada no decurso do encontro como um mecanismo de comunicação e sensibilização coletiva com elevado potencial para possibilitar alterações conscienciais que permitam refletir formas de reverter a iminência dos fins anunciados a que o Planeta está sujeito bem como intervir sobre o grave panorama a que os direitos femininos estão estreitados diante das estruturas patriarcais.
Este raciocínio conduziu a organização metodológica deste trabalho a adotar estratégias conceituais e narrativas derivadas do cinema surrealista, expressionista e também da noção de Psicomagia criada pelo cineasta Alejandro Jodorowsky para sedimentar os processos de produção e pós-produção audiovisual do filme gestado. Entende-se como principal resultado e provável conclusão sobre este parto criativo, que foram consolidadas estratégias de conscientização socioambiental que orquestraram discussões engajadas na desmobilização dos fatores que fortalecem o Antropoceno patriarcal através da promoção de iniciativas interdisciplinares que aproximam Ciências e Arte a favor deste intento.
Após a exibição da produção audiovisual, as artistas convidadas efetuaram discussões sobre a história do cinema e seus potenciais de transformação pessoal e coletiva através dos suportes das metodologias de Psicomagia e Metagenealogia. Do mesmo modo, inter-relacionaram esta obra com os percursos criativos da Exposição Cicatrizes, anteriormente acolhida pelo Campus no contexto das ações do Setembro Amarelo em 2022.
Por fim, dialogaram com os participantes de modo mais aprofundado sobre as múltiplas temáticas abordadas no encontro.
Acompanhe algumas fotos do evento:
Assista ao filme "Matricaria"!
Assista ao média-metragem apresentado durante o evento.
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
Publicado em 08/03/2023.
------------------------------------------------
“O feminino para além da sala dos espelhos: uma introdução à arte psicomágica”
Exibição do filme Matricaria
Resultado final de projeto de extensão fomentado pela pró-reitoria de extensão do IFSULDEMINAS
Cordialmente, convidamos toda a comunidade interna e externa para o encontro “O feminino para além da sala dos espelhos: uma introdução à arte psicomágica” a realizar-se no auditório do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas na data de 06/03/2023 (segunda-feira), com estimativa média de duração das 10h00 às 12h00. A entrada é gratuita e aberta à comunidade. Haverá emissão posterior de certificado aos participantes inscritos.
O evento contemplará a exibição do filme Matricaria, resultado final de projeto de extensão fomentado pela pró-reitoria de extensão do IFSULDEMINAS através do edital 86/2022 que foi subsidiado pela coordenação de Fábio Geraldo de Ávila e direção da cineasta Karime Navarro ao lado da discente Sabrina Carvalho, que igualmente converteu esta realização em seu trabalho de Conclusão de Curso defendido no dia 27/02/2023 como requisito para obtenção do título de licenciada em Ciências Biológicas.
O horizonte narrativo da obra produzida aborda, em um entrecruzamento de temporalidades, a percepção memorialística de uma mulher sobre seu eu infantil ao se defrontar com as opressões sofridas pelas mulheres e demais seres não-humanos pelo domínio do Antropoceno Patriarcal que impôs um destino pretensamente imutável à suas ancestrais e ao mundo a que pertence. Embora crivada de incertezas, a pequena garota necessita usar de seu potencial intuitivo para libertar a si própria, sua linhagem feminina e sua casa planetária das profecias a que estão sujeitas através do auxílio de sua comunicação com a sabedoria matricaria que reside em sua relação com o reino vegetal.
Em atos verdadeiramente alquímicos de transmutação, o enredo conduz ainda à reflexão de que embasada em um viés ecofeminista, seja possível a retomada do Tempo enquanto uma forma de minimamente enfrentar os longos fardos representados por pedras que foram constituídos pelo Patriarcado, a ponto de que a violência de gênero e ambiental passasse a ser vista como algo “natural” e reforçada por expressões, como “As coisas sempre foram assim, desde que o mundo é mundo.”
Sendo este filme firmado em termos estéticos e conceituais na inspiração direita da obra do cineasta, dramaturgo, escritor e psicólogo Alejandro Jodorowsky desenvolvedor do método de Psicomagia, no decorrer do evento serão realizadas falas formativas à respeito da temática.
No contexto de mobilização das ações voltadas à semana da mulher, o encontro contará ainda com a presença das artistas que compuseram a Exposição Cicatrizes, publicizada também no Campus em setembro de 2022, que além das diretoras do filme mencionadas igualmente teve a composição da artista têxtil Bia Telles. Juntas, elas apresentarão detalhes do percurso desta exposição e de seus trajetos laborais e pessoais, relacionados ao feminino e arte como caminhos de cura.
As convidadas estarão disponíveis ao longo de todo encontro para dialogar com o público participante.
Publicado em 01/03/2023.
Redes Sociais