Página inicial > Mais Notícias > Mais arte e cultura
Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 18h16 | Última atualização em Sexta, 19 de Maio de 2023, 19h14 | Acessos: 908

IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas receberá R$224 mil do Ministério da Cultura para ampliação de projetos de arte e cultura

A arte e a cultura propagadas pelo IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas acabam de ficar ainda mais fortes. O Campus Poços de Caldas receberá o recurso de R$224 mil do Ministério da Cultura (MinC) para a ampliação dos projetos do Laboratório de Artes e Criatividade (VOA) coordenados pelo professor de Artes, Dr. Márcio Luiz Bess. A notícia foi dada em reunião realizada no último dia 19 de abril no gabinete do Secretário Executivo do MinC, em Brasília/DF.

1

A reunião, que contou com a presença e intermediação do deputado federal Odair Cunha, teve a participação do Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares; do reitor do IFSULDEMINAS, Prof. Cleber Ávila Barbosa; do diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Coelho Neves; e do jornalista Tião Pinheiro, Secretário da Cultura do Tocantins.

2Na ocasião, o diretor Rafael Neves apresentou ao Secretário do MinC um memorial sobre as projetos de âmbito nacional desenvolvidos pelo Laboratório VOA há mais de 10 anos (clique aqui e confira), como o festival de cinema amador escolar “Abacaxi de Ouro” e o projeto “Arte de Caderno”, que premia desenhos feitos em folhas de caderno por estudantes. O diretor Rafael aproveitou a oportunidade e convidou o Secretário Márcio Tavares e o deputado Odair Cunha para prestigiarem e estarem presentes na edição de 2023 do “Abacaxi de Ouro”, que deve ocorrer em setembro, com a exibição e premiação de vídeos vindos de todo o país. Na reunião em Brasília, também foram apresentados outros projetos e atividades do VOA, como o curso de moda e oficina de produção de figurinos (IFashion), o curso de história da arte e oficina de pintura, e a Expoarte Galeria.

voa logo“As ações do Prof. Márcio Bess movimentam dezenas de professores, servidores, colaboradores externos e principalmente os alunos, no sentido de promover a cultura nas suas mais amplas faces. Ele consegue gerar um clima institucional muito positivo para os alunos poderem apresentar todas as suas facetas artísticas, que é completamente necessário para uma formação integral que a gente propõe aqui no IFSULDEMINAS. A oportunidade de nos reunirmos e sermos ouvidos pelo Secretário Executivo do Ministério da Cultura foi uma experiência muito positiva, que nos foi proporcionada pelo deputado federal Odair Cunha, que nos ajudou muito nessa agenda. O Secretário se mostrou muito interessado e até espantado com a proporção dos projetos do Laboratório VOA, principalmente do Arte de Caderno e do Abacaxi de Ouro, que têm abrangência nacional. O Arte de Caderno passando por 16 estados do Brasil, atingindo 11 mil alunos. O Abacaxi de Ouro tendo um acervo de curta-metragens muito grande já, reunido em mais de 10 anos de projeto. Então, o Secretário ficou impressionado com a quantidade de ações artísticas importantes, movimentando todo o território nacional, com um recurso muito escasso, que era um recurso basicamente só do Campus, que o Prof. Márcio tinha até então. É uma satisfação muito grande a gente ter conseguido trazer um recurso como este do MinC para conseguirmos apoiar e expandir as ações desses projetos, não só para o Campus, mas principalmente para o IFSULDEMINAS como um todo”, destacou o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Coelho Neves.

Os recursos do MinC devem chegar ao IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, via Termo de Execução Descentralizado (TED), já no mês de maio deste ano. Para o Prof. Márcio Bess, os recursos vindos do Ministério da Cultura vão fomentar as ações de Extensão do IFSULDEMINAS e trazer benefícios para toda a comunidade. “Esse valor vai ser fundamental para o desenvolvimento da Extensão, para fortalecer aquele tripé dos Institutos Federais, que é: ensino, pesquisa e extensão. Esse recurso, com certeza, vai fortalecer o Laboratório VOA, que atua em 11 frentes de trabalho. Além de fortalecer essas 11 frentes de trabalho e parcerias com instituições beneficentes, com a Associação Beneficente de Apoio à Comunidade (ABACO), com diversas escolas públicas e com a prefeitura, esse recurso do MinC vai possibilitar muitas outras novas ações. Esse valor vai ser direcionado para a aquisição de patrimônio. E esse patrimônio vai servir para a instituição de um modo geral. Ele vai ficar à disposição, tanto da comunidade interna quanto da comunidade externa, que vão poder utilizar todos esses equipamentos e usufruir de todos os cursos e dos benefícios gerados a partir dos projetos de Extensão. Isso vai fomentar muito, não apenas a arte e a cultura e as ações do Laboratório VOA, mas toda a instituição e a comunidade, que vão poder se beneficiar disso”, mencionou o Prof. Márcio.

TikTok: https://www.tiktok.com/@ifpocosoficial
Publicado em 28/04/2023.