Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mulheres Mil

Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2024, 11h13 | Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2024, 13h38 | Acessos: 414

IFSULDEMINAS dá início aos cursos do projeto “Mulheres Mil” do Campus Poços de Caldas

Curso de costura mulheres mil Incubadora socialContribuir para a capacitação e inclusão social de mulheres em situação de vulnerabilidade. Este é o objetivo do projeto “Mulheres Mil” iniciado no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas no dia 1º de agosto. O projeto, que já teve outras edições em diferentes campi do IF, chega pela primeira vez ao Campus Poços de Caldas com a missão de oferecer oportunidades de formação profissional e desenvolvimento pessoal para mulheres de baixa renda, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e atendidas pela Secretaria Municipal de Promoção Social, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

A palestra inaugural do projeto com a psicóloga Ligia Maria dos Reis abordou a violência contra a mulher, tema de extrema relevância para as participantes. A palestrante destacou como a violência, muitas vezes, se manifesta de forma sutil e se integra à rotina das vítimas, tornando difícil o reconhecimento dos abusos. Foram dados exemplos de situações em que mulheres, ao iniciarem pequenos empreendimentos, sofrem sabotagens por parte de seus parceiros, como a apropriação de utensílios essenciais para o trabalho, o que também configura um tipo de violência.

curso de operadora de computador no IFO projeto "Mulheres Mil" do Campus Poços de Caldas está ofertando três cursos: costureira de máquina reta e overloque; cuidadora de idosos; e operadora de computador (informática). Ao todo, mais de 60 mulheres estão em processo de capacitação. Os cursos são realizados em parceria com a Associação Beneficente de Apoio à Comunidade (ABACO), a Incubadora Social e a Secretaria de Promoção Social da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, com apoio dos CRAS, que são responsáveis por acompanhar e orientar as mulheres participantes.

O projeto é voltado exclusivamente para mulheres a partir dos 16 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade, sejam elas vítimas de violência doméstica, mães solo, ou em situações de abandono social. Além da formação técnica, os cursos incluem disciplinas como cidadania, direitos da mulher e ética nas relações, buscando não apenas capacitar profissionalmente, mas também promover a autoestima e o reconhecimento dos direitos das participantes. A coordenadora-adjunta do projeto no Campus Poços de Caldas, a servidora Andreza Cândida de Oliveira, enfatizou que a meta é que as mulheres se sintam valorizadas e cuidadas, percebendo que têm um papel importante na sociedade e que podem superar suas condições atuais. “O foco do projeto é mostrar às mulheres que elas não estão sozinhas e que têm com quem contar”, disse.

O projeto "Mulheres Mil" é uma iniciativa do Governo Federal, em vigor no país desde 2009. Com certificação pelo MEC e pelo Instituto Federal, os cursos oferecem uma oportunidade valiosa para as participantes ingressarem no mercado de trabalho ou aprimorarem suas habilidades, promovendo assim a inclusão social e econômica dessas mulheres. No IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, o projeto “Mulheres Mil” é coordenado pelas servidoras Profa. Isabel Ribeiro Teixeira e Andreza Cândida de Oliveira.

Confira algumas fotos da palestra inaugural e dos cursos!

registrado em:
Fim do conteúdo da página