Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > MASP e Pinacoteca
Início do conteúdo da página

MASP e Pinacoteca

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2024, 11h55 | Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2024, 11h04 | Acessos: 424

Alunos pintores do IFSULDEMINAS visitam MASP e Pinacoteca

LucianaCertamente uma experiência inesquecível! Alunos do Curso de História da Arte e Oficina de Pintura, do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, visitaram a Pinacoteca e o Museu de Arte de São Paulo (MASP) no último dia 10/08. Uma viagem que foi possível através de ações do Projeto Visitas Didáticas do Laboratório VOA, que objetiva receber estudantes de diversas instituições de ensino no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas e levar os alunos em viagens de estudos a diversos lugares incríveis. O MASP é considerado o museu mais importante do Hemisfério Sul, com seu acervo com cerca de 10.000 peças, que abrangem a arte africana, brasileira, desde a Antiguidade até o século 21, que contém desde roupas, pinturas, esculturas, desenhos, entre outros. Dentre algumas obras do acervo, estão Van Gogh, Renoir, Monet e Picasso. A Pinacoteca é focada principalmente em seu acervo permanente de obras brasileiras e também realiza exposições nacionais e internacionais.

Os participantes do projeto do IFSULDEMINAS são em sua grande maioria adolescentes e idosos, que estão no curso realizando suas primeiras obras, um universo novo para muitos que nem sabiam que tinham talento ou que levavam jeito para a pintura. “Oportunizar esse contato com a arte de artistas consagrados é algo que faz com que tenham uma visão mais ampla sobre sua própria arte. Como somos um projeto de extensão, conseguimos ampliar a arte para além da sala de aula. O professor pode passar as fotos de muitos artistas com a ajuda de algum tipo de projeção, mas levar os discentes para São Paulo, deixá-los contemplar as obras, as exposições no tempo deles, dar espaço para que eles tirem suas conclusões; é uma das missões do Laboratório VOA”, destacou o coordenador do Laboratório VOA, Prof. Dr. Márcio Luiz Bess.

grupo 1Sobre a visita ao MASP, Ana Prado (71 anos) mencionou que sempre viaja, mas que viajar com o grupo dos pintores do IF foi maravilhoso. Já Ana Lívia (16 anos) ficou impressionada com o conteúdo de muitas obras e disse: “É preciso ir com a mente aberta, ler o contexto das obras e entender o que a artista quer dizer, pois, alguns são trabalhos impactantes! Ler os textos informativos é fundamental para entender melhor qual é a mensagem, principalmente quando se trata de arte contemporânea, senão pode parecer algo agressivo, ou sem sentido. Porém, a exposição que me chamou a atenção vai muito além do objeto que estava sendo exposto. Apresentava, através deste, uma visão sobre o tema, no caso, acontecimentos agressivos e reais”.

Além do Prof. Márcio Bess, os discentes do IFSULDEMINAS também foram acompanhados pela professora responsável pelo projeto, Alice Furquim, e pelos bolsistas externos, Rafael G. Bruschi, Gabriele Mallmann e Natália Grechi. A atividade também contou com a colaboração do bolsista interno, Jonata Martins, da Profa. Jane Piton e demais servidores que cuidaram da infraestrutura. “Agradecemos a todos! É uma ação que só acontece com muita colaboração e dedicação. O IFSULDEMINAS sempre que possível busca oferecer aos discentes internos e externos oportunidades de acesso à arte e cultura em todas as suas facetas. Acreditamos que a arte é uma poderosa ferramenta de formação e transformação”, afirmou a Profa. Alice. 

Confira algumas fotos da visita ao MASP e Pinacoteca!

registrado em:
Fim do conteúdo da página