Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Hackathon 2024
Início do conteúdo da página

Hackathon 2024

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2024, 18h08 | Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2024, 10h21 | Acessos: 381

Com o desafio do desenvolvimento do turismo regional sustentável, IFSULDEMINAS realiza maratona Hackathon

Realizado no Campus Poços de Caldas, evento contou com mais de 30h de atividades ininterruptas

IMG 5654Nos dias 19 e 20 de outubro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) realizou no Campus Poços de Caldas a edição 2024 do Hackathon. Com mais de 30h ininterruptas de atividades, a maratona reuniu 10 equipes formadas por alunos e servidores dos campi do IFSULDEMINAS, que tiveram como desafio propor soluções para o desenvolvimento do turismo regional sustentável. O evento é uma ação institucional promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, por meio da Diretoria de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (DITE), em parceria com o Campus Poços de Caldas.

A programação teve início às 8h de sábado, finalizando às 17h de domingo. Como preparação para as equipes, foram ofertadas durante o evento palestras sobre negócios inovadores e tecnologia, turismo sustentável, workshops sobre demandas de mercado e soluções de problemas, modelos de negócios, e sobre como construir um Pitch de sucesso, além de rodadas de mentorias.

Além da criatividade nas soluções, não faltou criatividade para os “gritos de guerra” e nomes das equipes: Verde Visionário, Bug busters, Trilha Viva, Noble 6, EcoPath, Team Maia, Equipe sem Nome, Rural Vision, SIM, Fénix. Os grupos competidores foram selecionados por meio do Edital 199/2024. E os desafios para serem resolvidos por eles foram propostos pela Associação Circuito Turístico Caminhos Gerais e pelo Convention & Visitors Bureau de Poços de Caldas.

IMG 5935As equipes foram desafiadas a desenvolver processos criativos de obtenção de dados turísticos do sul de Minas de Gerais; criar e promover soluções integradas para manter atualizada a agenda de eventos dos 12 municípios no site do Observatório do Turismo Caminhos Gerais. Também havia a necessidade de gerar um sistema para gestão de fotos, contemplando autoria, localização e organização de imagens para divulgação, eventos e ações promocionais relacionadas ao turismo.

Cada equipe pode escolher um desafio para ser gerada uma solução, contando com a orientação de um servidor responsável e a colaboração de mentores voluntários. O administrador poços-caldense Addae do Carmo foi um dos mentores voluntários. De acordo com ele, o evento foi essencial para a cidade: “Mesmo tendo muita gente que forma na área de tecnologia em Poços de Caldas, temos uma evasão e perda de talentos muito grande. E pensar em solução tecnológica de turismo para cá é uma forma de manter as pessoas aqui também e desenvolver o ecossistema tecnológico”.  

Após a formulação das soluções, cada equipe teve cinco minutos para a apresentação do Pitch, que foi seguida pelas considerações e avaliação da comissão julgadora composta por representantes do SEBRAE, Associação Circuito Turístico Caminhos Gerais, Convention & Visitors Bureau de Poços de Caldas e do IFSULDEMINAS.

Equipes vencedoras

IMG 20241020 171318 2O IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas consagrou-se o campeão do Hackathon 2024 por meio da equipe Bug Busters, formada pelos alunos Antônio Ribeiro, Ana Luiza Oliveira, Stephanie Veras, Felipe Silveira, do 2º período do curso de Bacharelado em Engenharia de Computação, sob a orientação do Prof. Straus Michalsky. O 2º lugar ficou com a equipe Fénix (Campus Passos) e o 3º lugar com a equipe Trilha Viva (Campus Poços de Caldas).

A equipe campeã desenvolveu um aplicativo colaborativo para a reunião de informações turísticas e sustentáveis de Poços de Caldas. Para a aluna Stephanie Veras, participar do Hackathon foi uma experiência única: “estamos começando agora o curso e foi a nossa primeira oportunidade de criar um projeto mais sério, de botar a mão na massa; aprendemos muito aqui”. Muito orgulhoso de seus estudantes, o orientador da equipe, Prof. Straus Michalsky, disse que o Hackathon proporcionou aos discentes a aplicação prática dos conteúdos da sala de aula: “o que a gente está ensinando na sala de aula eles estão conseguindo colocar em prática e isso para mim, que sou professor, é muito gratificante”.

IMG 5658A equipe campeã receberá bolsa durante três meses para o desenvolvimento do projeto junto à empresa demandante pelo desafio, além de mentoria, medalhas AGITA ofertadas pelo SEBRAE, troféu produzido pelo Espaço Maker do Campus Poços de Caldas e kit de café da COOXUPÉ. A equipe segunda colocada ganhou medalhas do SEBRAE, troféu do Espaço Maker, kit de café da COOXUPÉ, além de um passeio proporcionado pela CITUR. A terceira colocada ganhou medalhas do SEBRAE, troféu do Espaço Maker e passeio da CITUR.

Para a diretora de inovação tecnológica e empreendedorismo do IFSULDEMINAS, Paula Magda Roma, o Hackathon atingiu os objetivos. "Este evento demonstra a capacidade do IFSULDEMINAS de conectar inovação com as demandas regionais. O Hackathon proporciona aos nossos alunos uma oportunidade única de desenvolverem soluções que impactam diretamente a realidade local, promovendo o empreendedorismo e fortalecendo o desenvolvimento regional", comentou. 

Parcerias

IMG 5857Para a realização do Hackathon, o IFSULDEMINAS lançou a Chamada Pública 106/2024, para a seleção de demandas do setor produtivo ligado ao turismo e captar parcerias e apoio. Com isso, o evento contou com o envolvimento direto da Associação Circuito Turístico Caminhos Gerais, Convention & Visitors Bureau de Poços de Caldas, e Hub Huais de aceleração, inovação e sustentabilidade. Também foram apoiadores do evento: SEBRAE - Poços de Caldas, CITUR, COOXUPÉ, Café Vulcânico, além da Coordenadoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação; Escritório Local de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (ELITE); e Espaço Maker do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.

“Eu achei muito importante para o turismo regional essa possibilidade da gente expor as nossas problemáticas e, com a expertise e o conhecimento do IF e dos alunos, essa possibilidade da solução desses problemas. As equipes foram até além do que a gente solicitou e apresentaram outras questões que podem ajudar o turismo regional”, afirmou a secretária administrativa do Caminhos Gerais, Pollyanna Calixto, que fez parte da banca julgadora das soluções. “Esse pessoal tem ideias brilhantes. Foi muito bacana. Eu acho que tem total potencial de mercado de funcionar várias soluções que eles deram”, disse o secretário executivo do Convention & Visitors Bureau de Poços de Caldas, Rafael Lucas Santos, que também esteve como jurado.

Confira as fotos do evento!

registrado em:
Fim do conteúdo da página